O Virtual que marca Presença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero Tori
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369
Resumo: A partir de experiências do autor em implantação e uso de tecnologias interativas no ensino superior, este artigodiscute questões relacionadas à incorporação de recursos virtuais na educação presencial. Após apresentaçãodas principais classes de ferramentas e recursos tecnológicos para Educação Virtual Interativa (EVI), sãoidentificados cinco níveis de utilização de tecnologia virtual na educação, abrangendo um espectro que vai doparadigma totalmente presencial (nível zero) ao totalmente a distância (nível 4), e que passa pela ideal integraçãode virtual e presencial (nível 2). São então discutidas possíveis estratégias de implantação, bem como problemase soluções, para uma instituição que se encontre no nível zero e pretenda atingir, gradativamente, os demaisníveis de virtualização da educação.
id ABED-1_d96230c55eb56b346340992cc2d09cb0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/369
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling O Virtual que marca PresençaA partir de experiências do autor em implantação e uso de tecnologias interativas no ensino superior, este artigodiscute questões relacionadas à incorporação de recursos virtuais na educação presencial. Após apresentaçãodas principais classes de ferramentas e recursos tecnológicos para Educação Virtual Interativa (EVI), sãoidentificados cinco níveis de utilização de tecnologia virtual na educação, abrangendo um espectro que vai doparadigma totalmente presencial (nível zero) ao totalmente a distância (nível 4), e que passa pela ideal integraçãode virtual e presencial (nível 2). São então discutidas possíveis estratégias de implantação, bem como problemase soluções, para uma instituição que se encontre no nível zero e pretenda atingir, gradativamente, os demaisníveis de virtualização da educação.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36910.17143/rbaad.v2i0.369Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369/316https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369/320Tecnologias Interativas, Ferramentas e Recursos Tecnológicos para EducaçãoCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessRomero Tori2019-11-04T16:19:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/369Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-11-04T16:19:55Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv O Virtual que marca Presença
title O Virtual que marca Presença
spellingShingle O Virtual que marca Presença
Romero Tori
title_short O Virtual que marca Presença
title_full O Virtual que marca Presença
title_fullStr O Virtual que marca Presença
title_full_unstemmed O Virtual que marca Presença
title_sort O Virtual que marca Presença
author Romero Tori
author_facet Romero Tori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero Tori
description A partir de experiências do autor em implantação e uso de tecnologias interativas no ensino superior, este artigodiscute questões relacionadas à incorporação de recursos virtuais na educação presencial. Após apresentaçãodas principais classes de ferramentas e recursos tecnológicos para Educação Virtual Interativa (EVI), sãoidentificados cinco níveis de utilização de tecnologia virtual na educação, abrangendo um espectro que vai doparadigma totalmente presencial (nível zero) ao totalmente a distância (nível 4), e que passa pela ideal integraçãode virtual e presencial (nível 2). São então discutidas possíveis estratégias de implantação, bem como problemase soluções, para uma instituição que se encontre no nível zero e pretenda atingir, gradativamente, os demaisníveis de virtualização da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369
10.17143/rbaad.v2i0.369
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369/316
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/369/320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tecnologias Interativas, Ferramentas e Recursos Tecnológicos para Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170954596352