Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304 |
Resumo: | Ao oferecer múltiplas trajetórias para acesso a variados conteúdos, os ambientes hipermidiáticos criam novas possibilidades para o estudo e a aprendizagem on-line. No entanto, pouco se sabe sobre trajetórias de navegação virtual e suas relações com a aprendizagem na educação a distância (EaD). Esta pesquisa documentou movimentos de navegação virtual, através da utilização da técnica de rastreamento ocular, de alunos de graduação na modalidade EaD, no momento em que estudavam no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e na internet. Contatou-se que, ao navegar no AVA, em geral, os alunos não seguiram a sequência linear do ambiente e, especificamente nas páginas das Aulas, desprezaram alguns elementos imagéticos e hipertextuais por considera-los dispensáveis à aprendizagem. Os dados analisados originaram duas categorias de navegação virtual: simples, em que os alunos se concentram na navegação no AVA; e complexas, na qual os alunos percorreram trilhas diversas e acessaram websites, blogs, arquivos na rede e ampliaram os conteúdos disponibilizados no AVA. Isso gerou, em alguns casos, perda de foco na tarefa e dificuldades na compreensão de conceitos. Ressalta-se a ação autônoma do aluno de EaD ao formular e executar estratégias de navegação adequadas a seus objetivos de estudo, às características do AVA e aos materiais de estudo, visando realizar atividades programadas e aprender. |
id |
ABED-1_dee0052a2d4bf64d1755ab230e5e7472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/304 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na InternetNavegação virtualRastreamento OcularEducação a Distância.Ao oferecer múltiplas trajetórias para acesso a variados conteúdos, os ambientes hipermidiáticos criam novas possibilidades para o estudo e a aprendizagem on-line. No entanto, pouco se sabe sobre trajetórias de navegação virtual e suas relações com a aprendizagem na educação a distância (EaD). Esta pesquisa documentou movimentos de navegação virtual, através da utilização da técnica de rastreamento ocular, de alunos de graduação na modalidade EaD, no momento em que estudavam no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e na internet. Contatou-se que, ao navegar no AVA, em geral, os alunos não seguiram a sequência linear do ambiente e, especificamente nas páginas das Aulas, desprezaram alguns elementos imagéticos e hipertextuais por considera-los dispensáveis à aprendizagem. Os dados analisados originaram duas categorias de navegação virtual: simples, em que os alunos se concentram na navegação no AVA; e complexas, na qual os alunos percorreram trilhas diversas e acessaram websites, blogs, arquivos na rede e ampliaram os conteúdos disponibilizados no AVA. Isso gerou, em alguns casos, perda de foco na tarefa e dificuldades na compreensão de conceitos. Ressalta-se a ação autônoma do aluno de EaD ao formular e executar estratégias de navegação adequadas a seus objetivos de estudo, às características do AVA e aos materiais de estudo, visando realizar atividades programadas e aprender.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/30410.17143/rbaad.v19i1.304Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 251806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304/327https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304/335BrCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Eduardo Santos2020-08-15T21:55:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/304Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-08-15T21:55:28Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
title |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
spellingShingle |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet Junqueira, Eduardo Santos Navegação virtual Rastreamento Ocular Educação a Distância. |
title_short |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
title_full |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
title_fullStr |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
title_full_unstemmed |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
title_sort |
Técnica de Rastreamento Ocular Revela Estratégias de Ações Múltiplas e não Lineares de Navegação Virtual de Alunos de EAD no AVA e na Internet |
author |
Junqueira, Eduardo Santos |
author_facet |
Junqueira, Eduardo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Eduardo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Navegação virtual Rastreamento Ocular Educação a Distância. |
topic |
Navegação virtual Rastreamento Ocular Educação a Distância. |
description |
Ao oferecer múltiplas trajetórias para acesso a variados conteúdos, os ambientes hipermidiáticos criam novas possibilidades para o estudo e a aprendizagem on-line. No entanto, pouco se sabe sobre trajetórias de navegação virtual e suas relações com a aprendizagem na educação a distância (EaD). Esta pesquisa documentou movimentos de navegação virtual, através da utilização da técnica de rastreamento ocular, de alunos de graduação na modalidade EaD, no momento em que estudavam no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e na internet. Contatou-se que, ao navegar no AVA, em geral, os alunos não seguiram a sequência linear do ambiente e, especificamente nas páginas das Aulas, desprezaram alguns elementos imagéticos e hipertextuais por considera-los dispensáveis à aprendizagem. Os dados analisados originaram duas categorias de navegação virtual: simples, em que os alunos se concentram na navegação no AVA; e complexas, na qual os alunos percorreram trilhas diversas e acessaram websites, blogs, arquivos na rede e ampliaram os conteúdos disponibilizados no AVA. Isso gerou, em alguns casos, perda de foco na tarefa e dificuldades na compreensão de conceitos. Ressalta-se a ação autônoma do aluno de EaD ao formular e executar estratégias de navegação adequadas a seus objetivos de estudo, às características do AVA e aos materiais de estudo, visando realizar atividades programadas e aprender. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304 10.17143/rbaad.v19i1.304 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v19i1.304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304/327 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/304/335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Br |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 25 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v19i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170922090496 |