A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222 |
Resumo: | O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem. |
id |
ABED-1_eb0cc7fabd916a37508653243e66f7a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/222 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de AprendizagemEducação a distânciaprática docenteambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação.O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/22210.17143/rbaad.v9i0.222Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v9i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222/100Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Roberto Carlos2019-03-17T02:20:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/222Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:20:37Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
spellingShingle |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Fonseca, Roberto Carlos Educação a distância prática docente ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação. |
title_short |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_fullStr |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_sort |
A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
author |
da Fonseca, Roberto Carlos |
author_facet |
da Fonseca, Roberto Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca, Roberto Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância prática docente ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação. |
topic |
Educação a distância prática docente ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação. |
description |
O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222 10.17143/rbaad.v9i0.222 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v9i0.222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v9i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170811990016 |