A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222
Resumo: O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.
id ABED-1_eb0cc7fabd916a37508653243e66f7a9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/222
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de AprendizagemEducação a distânciaprática docenteambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação.O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/22210.17143/rbaad.v9i0.222Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v9i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222/100Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Roberto Carlos2019-03-17T02:20:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/222Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:20:37Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
da Fonseca, Roberto Carlos
Educação a distância
prática docente
ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação.
title_short A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort A Prática Docente a partir da Interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author da Fonseca, Roberto Carlos
author_facet da Fonseca, Roberto Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
prática docente
ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação.
topic Educação a distância
prática docente
ambientes virtuais de aprendizagem e processos de interação.
description O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222
10.17143/rbaad.v9i0.222
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v9i0.222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/222/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v9i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170811990016