Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morita,Ione
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida,Margareth Aparecida Santini de, Patrício,Karina Pavão, Ribeiro,Felipe Augusto Horácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400007
Resumo: Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.
id ABEM-1_067c294515d4b45e46abca10e2739ca3
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000400007
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmicoEducação MédicaInfecções por HIVSíndrome da Imunodeficiência AdquiridaConhecimentoHá um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.Associação Brasileira de Educação Médica2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400007Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000400007info:eu-repo/semantics/openAccessMorita,IoneAlmeida,Margareth Aparecida Santini dePatrício,Karina PavãoRibeiro,Felipe Augusto Horáciopor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000400007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
title Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
spellingShingle Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
Morita,Ione
Educação Médica
Infecções por HIV
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Conhecimento
title_short Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
title_full Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
title_fullStr Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
title_full_unstemmed Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
title_sort Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico
author Morita,Ione
author_facet Morita,Ione
Almeida,Margareth Aparecida Santini de
Patrício,Karina Pavão
Ribeiro,Felipe Augusto Horácio
author_role author
author2 Almeida,Margareth Aparecida Santini de
Patrício,Karina Pavão
Ribeiro,Felipe Augusto Horácio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morita,Ione
Almeida,Margareth Aparecida Santini de
Patrício,Karina Pavão
Ribeiro,Felipe Augusto Horácio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Infecções por HIV
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Conhecimento
topic Educação Médica
Infecções por HIV
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Conhecimento
description Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005023272960