ESTRATÉGIAS PARA A REFORMULAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR NA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO NA ÚLTIMA DÉCADA E ESTÁGIO ATUAL DO PROCESSO
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Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021990000100020 |
Resumo: | Resumo: A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem dispendido, ao longo do tempo, considerável esforço no sentido de discutir e reavaliar a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina, com vistas ao seu aprimoramento. No presente trabalho são apresentadas as principais medidas institucionais decorrentes desse posicionamento, nos últimos dez anos, bem como os resultados obtidos através das estratégias adotadas. A análise crítica do processo permite a conclusão de que o investimento de tempo e trabalho, na tentativa de efetuar uma análise mais aprofundada da estrutura curricular da F.M.R.P. e sua possível reformulação, foi excessivamente grande em relação aos resultados práticos obtidos. Na opinião dos autores, as possíveis causas dessa situação poderiam advir de: 1) descrédito da Instituição (corpo docente e discente) em relação aos métodos e instrumentação utilizados até o momento; 2) descrédito da Instituição quanto às reais possibilidades e/ou necessidades de mudança na estrutura curricular; 3) subvalorização dos aspectos de ensino-aprendizagem no contexto geral das atividades docentes; 4) autonomia desfrutada pelos Departamentos ao propor seus programas de ensino-aprendizagem; e 5) a interação entre essas quatro possibilidades. |
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ESTRATÉGIAS PARA A REFORMULAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR NA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO NA ÚLTIMA DÉCADA E ESTÁGIO ATUAL DO PROCESSOResumo: A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem dispendido, ao longo do tempo, considerável esforço no sentido de discutir e reavaliar a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina, com vistas ao seu aprimoramento. No presente trabalho são apresentadas as principais medidas institucionais decorrentes desse posicionamento, nos últimos dez anos, bem como os resultados obtidos através das estratégias adotadas. A análise crítica do processo permite a conclusão de que o investimento de tempo e trabalho, na tentativa de efetuar uma análise mais aprofundada da estrutura curricular da F.M.R.P. e sua possível reformulação, foi excessivamente grande em relação aos resultados práticos obtidos. Na opinião dos autores, as possíveis causas dessa situação poderiam advir de: 1) descrédito da Instituição (corpo docente e discente) em relação aos métodos e instrumentação utilizados até o momento; 2) descrédito da Instituição quanto às reais possibilidades e/ou necessidades de mudança na estrutura curricular; 3) subvalorização dos aspectos de ensino-aprendizagem no contexto geral das atividades docentes; 4) autonomia desfrutada pelos Departamentos ao propor seus programas de ensino-aprendizagem; e 5) a interação entre essas quatro possibilidades.Associação Brasileira de Educação Médica1990-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021990000100020Revista Brasileira de Educação Médica v.14 n.1-3 1990reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v14.1-3-005info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,José Fernando de CastroRodrigues,Cláudio Roberto Carvalhopor2020-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021990000100020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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Resumo: A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem dispendido, ao longo do tempo, considerável esforço no sentido de discutir e reavaliar a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina, com vistas ao seu aprimoramento. No presente trabalho são apresentadas as principais medidas institucionais decorrentes desse posicionamento, nos últimos dez anos, bem como os resultados obtidos através das estratégias adotadas. A análise crítica do processo permite a conclusão de que o investimento de tempo e trabalho, na tentativa de efetuar uma análise mais aprofundada da estrutura curricular da F.M.R.P. e sua possível reformulação, foi excessivamente grande em relação aos resultados práticos obtidos. Na opinião dos autores, as possíveis causas dessa situação poderiam advir de: 1) descrédito da Instituição (corpo docente e discente) em relação aos métodos e instrumentação utilizados até o momento; 2) descrédito da Instituição quanto às reais possibilidades e/ou necessidades de mudança na estrutura curricular; 3) subvalorização dos aspectos de ensino-aprendizagem no contexto geral das atividades docentes; 4) autonomia desfrutada pelos Departamentos ao propor seus programas de ensino-aprendizagem; e 5) a interação entre essas quatro possibilidades. |
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