Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Filho,Francisco de Assis Brito
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Magalhães,Juliano Fontenele, Silva,Kássio Murillo Leite da, Pereira,Izete Soares da Silva Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100032
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil do estudante de Medicina da UERN por meio de um estudo transversal feito em 2013 com 72 alunos, utilizando questionário autoaplicável e anônimo. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre o curso e o processo ensino-aprendizagem. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58,0%), brancos (48,6%), solteiros (90,3%), renda familiar até R$ 2.565,00 (20,5%) e ensino fundamental e médio cursados somente em escola pública (58,3% e 61,1%, respectivamente). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (37,5%) ou possibilidade de realização pessoal (31,9%) e se dizem satisfeitos com o curso (98,6%). Muitos alunos relatam que atividades excessivas e ansiedade são os fatores estressores que mais interferem no desempenho acadêmico. Grande parte (88,9%) indica a internet como principal fonte de informação. Os resultados mostram o impacto positivo do sistema de cotas no ingresso do aluno da rede pública de ensino no curso de Medicina da UERN, os efeitos da imensa carga horária curricular sobre a qualidade de vida e a influência do modelo de ensino flexneriano preconizado, atualmente, no Brasil.
id ABEM-1_09d5bb6a2d306a5e1991906056952863
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100032
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013Educação MédicaQualidade de VidaCondições SociaisO objetivo deste trabalho é mostrar o perfil do estudante de Medicina da UERN por meio de um estudo transversal feito em 2013 com 72 alunos, utilizando questionário autoaplicável e anônimo. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre o curso e o processo ensino-aprendizagem. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58,0%), brancos (48,6%), solteiros (90,3%), renda familiar até R$ 2.565,00 (20,5%) e ensino fundamental e médio cursados somente em escola pública (58,3% e 61,1%, respectivamente). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (37,5%) ou possibilidade de realização pessoal (31,9%) e se dizem satisfeitos com o curso (98,6%). Muitos alunos relatam que atividades excessivas e ansiedade são os fatores estressores que mais interferem no desempenho acadêmico. Grande parte (88,9%) indica a internet como principal fonte de informação. Os resultados mostram o impacto positivo do sistema de cotas no ingresso do aluno da rede pública de ensino no curso de Medicina da UERN, os efeitos da imensa carga horária curricular sobre a qualidade de vida e a influência do modelo de ensino flexneriano preconizado, atualmente, no Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100032Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e01092014info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Filho,Francisco de Assis BritoMagalhães,Juliano FonteneleSilva,Kássio Murillo Leite daPereira,Izete Soares da Silva Dantaspor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100032Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
title Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
spellingShingle Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
Cardoso Filho,Francisco de Assis Brito
Educação Médica
Qualidade de Vida
Condições Sociais
title_short Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
title_full Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
title_fullStr Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
title_full_unstemmed Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
title_sort Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013
author Cardoso Filho,Francisco de Assis Brito
author_facet Cardoso Filho,Francisco de Assis Brito
Magalhães,Juliano Fontenele
Silva,Kássio Murillo Leite da
Pereira,Izete Soares da Silva Dantas
author_role author
author2 Magalhães,Juliano Fontenele
Silva,Kássio Murillo Leite da
Pereira,Izete Soares da Silva Dantas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Filho,Francisco de Assis Brito
Magalhães,Juliano Fontenele
Silva,Kássio Murillo Leite da
Pereira,Izete Soares da Silva Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Qualidade de Vida
Condições Sociais
topic Educação Médica
Qualidade de Vida
Condições Sociais
description O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil do estudante de Medicina da UERN por meio de um estudo transversal feito em 2013 com 72 alunos, utilizando questionário autoaplicável e anônimo. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre o curso e o processo ensino-aprendizagem. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58,0%), brancos (48,6%), solteiros (90,3%), renda familiar até R$ 2.565,00 (20,5%) e ensino fundamental e médio cursados somente em escola pública (58,3% e 61,1%, respectivamente). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (37,5%) ou possibilidade de realização pessoal (31,9%) e se dizem satisfeitos com o curso (98,6%). Muitos alunos relatam que atividades excessivas e ansiedade são os fatores estressores que mais interferem no desempenho acadêmico. Grande parte (88,9%) indica a internet como principal fonte de informação. Os resultados mostram o impacto positivo do sistema de cotas no ingresso do aluno da rede pública de ensino no curso de Medicina da UERN, os efeitos da imensa carga horária curricular sobre a qualidade de vida e a influência do modelo de ensino flexneriano preconizado, atualmente, no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e01092014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005770907648