O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018 |
Resumo: | No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica. |
id |
ABEM-1_0a0d1ca4d34b1ef3ad5433d124b15ee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022011000200018 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação MédicaAprendizagemMapas ConceituaisEducação MédicaNo âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000200018info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Andréia PatríciaDias-Coelho,Udson ChandlerCavalheiro,Priscila de OliveiraSiqueira-Batista,Rodrigopor2011-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-07-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
title |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
spellingShingle |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica Gomes,Andréia Patrícia Aprendizagem Mapas Conceituais Educação Médica |
title_short |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
title_full |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
title_fullStr |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
title_full_unstemmed |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
title_sort |
O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica |
author |
Gomes,Andréia Patrícia |
author_facet |
Gomes,Andréia Patrícia Dias-Coelho,Udson Chandler Cavalheiro,Priscila de Oliveira Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Dias-Coelho,Udson Chandler Cavalheiro,Priscila de Oliveira Siqueira-Batista,Rodrigo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Andréia Patrícia Dias-Coelho,Udson Chandler Cavalheiro,Priscila de Oliveira Siqueira-Batista,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Mapas Conceituais Educação Médica |
topic |
Aprendizagem Mapas Conceituais Educação Médica |
description |
No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022011000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004619571200 |