O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Andréia Patrícia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias-Coelho,Udson Chandler, Cavalheiro,Priscila de Oliveira, Siqueira-Batista,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018
Resumo: No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.
id ABEM-1_0a0d1ca4d34b1ef3ad5433d124b15ee9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000200018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O Papel dos Mapas Conceituais na Educação MédicaAprendizagemMapas ConceituaisEducação MédicaNo âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000200018info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Andréia PatríciaDias-Coelho,Udson ChandlerCavalheiro,Priscila de OliveiraSiqueira-Batista,Rodrigopor2011-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-07-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
title O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
spellingShingle O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
Gomes,Andréia Patrícia
Aprendizagem
Mapas Conceituais
Educação Médica
title_short O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
title_full O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
title_fullStr O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
title_full_unstemmed O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
title_sort O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica
author Gomes,Andréia Patrícia
author_facet Gomes,Andréia Patrícia
Dias-Coelho,Udson Chandler
Cavalheiro,Priscila de Oliveira
Siqueira-Batista,Rodrigo
author_role author
author2 Dias-Coelho,Udson Chandler
Cavalheiro,Priscila de Oliveira
Siqueira-Batista,Rodrigo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Andréia Patrícia
Dias-Coelho,Udson Chandler
Cavalheiro,Priscila de Oliveira
Siqueira-Batista,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Mapas Conceituais
Educação Médica
topic Aprendizagem
Mapas Conceituais
Educação Médica
description No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004619571200