Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Ricardo Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves,Rafaela Cristina Brito, Oliveira,Letícia Santos de, Silva,Vinícius Coelho Machado, Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200226
Resumo: RESUMO Os motivos que levam graduados a iniciarem novo curso superior em Medicina têm sido pouco estudados, principalmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer os motivos que levam um profissional já graduado a iniciar um novo curso, especificamente Medicina, as dificuldades para cursá-lo e as expectativas profissionais. Estudo transversal com estudantes de Medicina já graduados em outros cursos superiores. Utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas. Análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos dados qualitativos foram realizadas. Dos 110 estudantes já graduados em outro curso matriculados na faculdade no período estudado, 49% (54) participaram da pesquisa. A faixa etária predominante foi de 29 a 33 anos. Os graduados ingressam no curso médico em busca de maior valorização pessoal e profissional, não alcançada no primeiro curso, principalmente melhores remuneração e empregabilidade. Embora ter completado um curso superior traga benefícios ao ingressar num segundo, há também dificuldades, uma vez que muitos já constituíram família ou precisam trabalhar. Em relação às expectativas, o desejo de obter independência financeira coexiste com a intenção de realizar a especialização em residência médica.
id ABEM-1_0ac6893f676302629b02b8e9cf57b83a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000200226
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e ExpectativasEstudantes de MedicinaMotivaçãoEscolha da ProfissãoEducação MédicaRESUMO Os motivos que levam graduados a iniciarem novo curso superior em Medicina têm sido pouco estudados, principalmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer os motivos que levam um profissional já graduado a iniciar um novo curso, especificamente Medicina, as dificuldades para cursá-lo e as expectativas profissionais. Estudo transversal com estudantes de Medicina já graduados em outros cursos superiores. Utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas. Análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos dados qualitativos foram realizadas. Dos 110 estudantes já graduados em outro curso matriculados na faculdade no período estudado, 49% (54) participaram da pesquisa. A faixa etária predominante foi de 29 a 33 anos. Os graduados ingressam no curso médico em busca de maior valorização pessoal e profissional, não alcançada no primeiro curso, principalmente melhores remuneração e empregabilidade. Embora ter completado um curso superior traga benefícios ao ingressar num segundo, há também dificuldades, uma vez que muitos já constituíram família ou precisam trabalhar. Em relação às expectativas, o desejo de obter independência financeira coexiste com a intenção de realizar a especialização em residência médica.Associação Brasileira de Educação Médica2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200226Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n2e02402014info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Ricardo DiasGonçalves,Rafaela Cristina BritoOliveira,Letícia Santos deSilva,Vinícius Coelho MachadoRibeiro,Maria Mônica Freitaspor2016-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000200226Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
title Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
spellingShingle Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
Corrêa,Ricardo Dias
Estudantes de Medicina
Motivação
Escolha da Profissão
Educação Médica
title_short Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
title_full Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
title_fullStr Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
title_full_unstemmed Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
title_sort Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas
author Corrêa,Ricardo Dias
author_facet Corrêa,Ricardo Dias
Gonçalves,Rafaela Cristina Brito
Oliveira,Letícia Santos de
Silva,Vinícius Coelho Machado
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
author_role author
author2 Gonçalves,Rafaela Cristina Brito
Oliveira,Letícia Santos de
Silva,Vinícius Coelho Machado
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa,Ricardo Dias
Gonçalves,Rafaela Cristina Brito
Oliveira,Letícia Santos de
Silva,Vinícius Coelho Machado
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Motivação
Escolha da Profissão
Educação Médica
topic Estudantes de Medicina
Motivação
Escolha da Profissão
Educação Médica
description RESUMO Os motivos que levam graduados a iniciarem novo curso superior em Medicina têm sido pouco estudados, principalmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer os motivos que levam um profissional já graduado a iniciar um novo curso, especificamente Medicina, as dificuldades para cursá-lo e as expectativas profissionais. Estudo transversal com estudantes de Medicina já graduados em outros cursos superiores. Utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas. Análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos dados qualitativos foram realizadas. Dos 110 estudantes já graduados em outro curso matriculados na faculdade no período estudado, 49% (54) participaram da pesquisa. A faixa etária predominante foi de 29 a 33 anos. Os graduados ingressam no curso médico em busca de maior valorização pessoal e profissional, não alcançada no primeiro curso, principalmente melhores remuneração e empregabilidade. Embora ter completado um curso superior traga benefícios ao ingressar num segundo, há também dificuldades, uma vez que muitos já constituíram família ou precisam trabalhar. Em relação às expectativas, o desejo de obter independência financeira coexiste com a intenção de realizar a especialização em residência médica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n2e02402014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006140006400