Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira-Batista,Rodrigo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gomes,Andréia Patrícia, Albuquerque,Verônica Santos, Madalon-Fraga,Rodrigo, Aleksandrowicz,Ana Maria Coutinho, Geller,Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200004
Resumo: O ensino e a investigação no campo da Imunologia se inscrevem, prevalentemente, num paradigma marcial - ou belicoso -, segundo o qual as interações hospedeiro-microrganismo são vistas de acordo com uma concepção de processos de ataque-defesa. Uma vez que este saber é tradicionalmente abordado nos cursos de graduação da área de saúde, tal perspectiva tem evidente influência na formação destes profissionais, incluídos os médicos. No presente artigo, reflete-se sobre as questões pedagógicas relativas ao modelo ataque-defesa. Realizou-se uma pesquisa teórica, utilizando-se o seguinte método: (1) revisão crítica da literatura, com textos obtidos nos livros e nos capítulos de livros de Imunologia; (2) leitura crítica dos textos; (3) elaboração de síntese reflexiva sobre o tema. Identificou-se que o modelo marcial da Imunologia se apresentou hegemônico nos livros-texto consultados, estando inscrito em idêntica concepção teórica inerente à medicina ocidental, ajudando a compor a visão dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e dos trabalhadores da área de saúde. É possível buscar alternativas, inclusive possibilidades para pensar a Imunologia em termos de novos modelos, em termos de homeostase e interdependência (ambos delimitando um paradigma ecológico), talvez mais propícios à abordagem das questões que ora se impõem nos seus horizontes, com inquestionáveis efeitos na educação.
id ABEM-1_0f35133d33f044ea1d19507e66a1f10b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200004
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira KurosawaImunologiaEducação médicaModelo ImunológicoO ensino e a investigação no campo da Imunologia se inscrevem, prevalentemente, num paradigma marcial - ou belicoso -, segundo o qual as interações hospedeiro-microrganismo são vistas de acordo com uma concepção de processos de ataque-defesa. Uma vez que este saber é tradicionalmente abordado nos cursos de graduação da área de saúde, tal perspectiva tem evidente influência na formação destes profissionais, incluídos os médicos. No presente artigo, reflete-se sobre as questões pedagógicas relativas ao modelo ataque-defesa. Realizou-se uma pesquisa teórica, utilizando-se o seguinte método: (1) revisão crítica da literatura, com textos obtidos nos livros e nos capítulos de livros de Imunologia; (2) leitura crítica dos textos; (3) elaboração de síntese reflexiva sobre o tema. Identificou-se que o modelo marcial da Imunologia se apresentou hegemônico nos livros-texto consultados, estando inscrito em idêntica concepção teórica inerente à medicina ocidental, ajudando a compor a visão dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e dos trabalhadores da área de saúde. É possível buscar alternativas, inclusive possibilidades para pensar a Imunologia em termos de novos modelos, em termos de homeostase e interdependência (ambos delimitando um paradigma ecológico), talvez mais propícios à abordagem das questões que ora se impõem nos seus horizontes, com inquestionáveis efeitos na educação.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200004Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira-Batista,RodrigoGomes,Andréia PatríciaAlbuquerque,Verônica SantosMadalon-Fraga,RodrigoAleksandrowicz,Ana Maria CoutinhoGeller,Mauropor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
title Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
spellingShingle Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
Siqueira-Batista,Rodrigo
Imunologia
Educação médica
Modelo Imunológico
title_short Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
title_full Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
title_fullStr Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
title_full_unstemmed Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
title_sort Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa
author Siqueira-Batista,Rodrigo
author_facet Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Madalon-Fraga,Rodrigo
Aleksandrowicz,Ana Maria Coutinho
Geller,Mauro
author_role author
author2 Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Madalon-Fraga,Rodrigo
Aleksandrowicz,Ana Maria Coutinho
Geller,Mauro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Madalon-Fraga,Rodrigo
Aleksandrowicz,Ana Maria Coutinho
Geller,Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Imunologia
Educação médica
Modelo Imunológico
topic Imunologia
Educação médica
Modelo Imunológico
description O ensino e a investigação no campo da Imunologia se inscrevem, prevalentemente, num paradigma marcial - ou belicoso -, segundo o qual as interações hospedeiro-microrganismo são vistas de acordo com uma concepção de processos de ataque-defesa. Uma vez que este saber é tradicionalmente abordado nos cursos de graduação da área de saúde, tal perspectiva tem evidente influência na formação destes profissionais, incluídos os médicos. No presente artigo, reflete-se sobre as questões pedagógicas relativas ao modelo ataque-defesa. Realizou-se uma pesquisa teórica, utilizando-se o seguinte método: (1) revisão crítica da literatura, com textos obtidos nos livros e nos capítulos de livros de Imunologia; (2) leitura crítica dos textos; (3) elaboração de síntese reflexiva sobre o tema. Identificou-se que o modelo marcial da Imunologia se apresentou hegemônico nos livros-texto consultados, estando inscrito em idêntica concepção teórica inerente à medicina ocidental, ajudando a compor a visão dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e dos trabalhadores da área de saúde. É possível buscar alternativas, inclusive possibilidades para pensar a Imunologia em termos de novos modelos, em termos de homeostase e interdependência (ambos delimitando um paradigma ecológico), talvez mais propícios à abordagem das questões que ora se impõem nos seus horizontes, com inquestionáveis efeitos na educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004142469120