Qualidade do sono dos estudantes de medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400218 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O sono é um estado fisiológico que se dá de forma cíclica em grande quantidade de seres vivos do reino animal, tendo sido analisados comportamentos de repouso e atividade, que compõem um ciclo vigília-sono. Na universidade, os acadêmicos de Medicina se deparam com falta de tempo e com exaustão, visto que o curso possui carga horária integral, fato que faz com que os graduandos deixem as atividades básicas cada vez mais para o final do dia, o que os leva a desenvolver distúrbios do sono. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de sono e a incidência de distúrbio de sono em estudantes de Medicina. Método: A pesquisa foi realizada individualmente com os estudantes de Medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais, via plataforma Google Forms, em que eles responderam a dois questionários autoaplicáveis. O primeiro englobava perguntas sobre gênero e ano de graduação, e o segundo, denominado Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, avaliou a qualidade de sono. Foram utilizados os programas Bioestat 5 e Excel 365 para a análise estatística. Resultado: A análise do estudo demonstrou distúrbio de sono em 20,5% dos estudantes e qualidade subjetiva de sono ruim ou muito ruim em 40,2% dos discentes. Conclusão: Por meio da presente pesquisa, observou-se que a qualidade de sono dos estudantes de Medicina é inferior à da população geral, estando diretamente relacionada à progressão do curso. Foi concluído que os estudantes deste estudo têm, além disso, em média, menos horas de sono que o restante dos brasileiros. |
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Qualidade do sono dos estudantes de medicina de uma faculdade do sul de Minas GeraisEstudantes de MedicinaPrivação do SonoTranstornos do Sono-VigíliaDistúrbios do Início e da Manutenção do SonoResumo: Introdução: O sono é um estado fisiológico que se dá de forma cíclica em grande quantidade de seres vivos do reino animal, tendo sido analisados comportamentos de repouso e atividade, que compõem um ciclo vigília-sono. Na universidade, os acadêmicos de Medicina se deparam com falta de tempo e com exaustão, visto que o curso possui carga horária integral, fato que faz com que os graduandos deixem as atividades básicas cada vez mais para o final do dia, o que os leva a desenvolver distúrbios do sono. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de sono e a incidência de distúrbio de sono em estudantes de Medicina. Método: A pesquisa foi realizada individualmente com os estudantes de Medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais, via plataforma Google Forms, em que eles responderam a dois questionários autoaplicáveis. O primeiro englobava perguntas sobre gênero e ano de graduação, e o segundo, denominado Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, avaliou a qualidade de sono. Foram utilizados os programas Bioestat 5 e Excel 365 para a análise estatística. Resultado: A análise do estudo demonstrou distúrbio de sono em 20,5% dos estudantes e qualidade subjetiva de sono ruim ou muito ruim em 40,2% dos discentes. Conclusão: Por meio da presente pesquisa, observou-se que a qualidade de sono dos estudantes de Medicina é inferior à da população geral, estando diretamente relacionada à progressão do curso. Foi concluído que os estudantes deste estudo têm, além disso, em média, menos horas de sono que o restante dos brasileiros.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400218Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.4-20210183info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Glenia Junqueira MachadoRoma,Pedro FernandesMatos,Pedro Henrique Meirelles Ferreira Pinheiro depor2021-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000400218Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-11-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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