Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes,Ana Maria
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Costa,Marilisa Nano, Macchiaverni Filho,Nelson, Temporini,Edmea Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300171
Resumo: Resumo: A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implantou em 1998 a reforma curricular. Como a opinião dos alunos também é muito importante para a reestruturação do currículo médico, foi feito o levantamento das avaliações discentes referentes à disciplina de Oftalmologia no ano de 2000. O questionário abordou as seguintes variáveis: avaliação da disciplina e do processo ensino-aprendizagem, controle quantitativo das atividades e auto-avaliação discente. Os resultados revelaram que 56% dos alunos consideraram bom o desempenho da disciplina como um todo. A análise dos resultados propõe novas posturas na elaboração do programa quanto ao melhor aproveitamento da carga horária, atividades práticas correlacionadas ao conteúdo teórico e criação de condições para que os alunos busquem ativamente o conhecimento.
id ABEM-1_1c68d5ac15147b8a68b0b83063be9e3e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022002000300171
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação Discente de um Curso de OftalmologiaEducação MédicaCurrículoOftalmologia-educaçãoBrasilResumo: A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implantou em 1998 a reforma curricular. Como a opinião dos alunos também é muito importante para a reestruturação do currículo médico, foi feito o levantamento das avaliações discentes referentes à disciplina de Oftalmologia no ano de 2000. O questionário abordou as seguintes variáveis: avaliação da disciplina e do processo ensino-aprendizagem, controle quantitativo das atividades e auto-avaliação discente. Os resultados revelaram que 56% dos alunos consideraram bom o desempenho da disciplina como um todo. A análise dos resultados propõe novas posturas na elaboração do programa quanto ao melhor aproveitamento da carga horária, atividades práticas correlacionadas ao conteúdo teórico e criação de condições para que os alunos busquem ativamente o conhecimento.Associação Brasileira de Educação Médica2002-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300171Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.3-004info:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes,Ana MariaCosta,Marilisa NanoMacchiaverni Filho,NelsonTemporini,Edmea Ritapor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000300171Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
title Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
spellingShingle Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
Marcondes,Ana Maria
Educação Médica
Currículo
Oftalmologia-educação
Brasil
title_short Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
title_full Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
title_fullStr Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
title_full_unstemmed Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
title_sort Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia
author Marcondes,Ana Maria
author_facet Marcondes,Ana Maria
Costa,Marilisa Nano
Macchiaverni Filho,Nelson
Temporini,Edmea Rita
author_role author
author2 Costa,Marilisa Nano
Macchiaverni Filho,Nelson
Temporini,Edmea Rita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes,Ana Maria
Costa,Marilisa Nano
Macchiaverni Filho,Nelson
Temporini,Edmea Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Currículo
Oftalmologia-educação
Brasil
topic Educação Médica
Currículo
Oftalmologia-educação
Brasil
description Resumo: A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implantou em 1998 a reforma curricular. Como a opinião dos alunos também é muito importante para a reestruturação do currículo médico, foi feito o levantamento das avaliações discentes referentes à disciplina de Oftalmologia no ano de 2000. O questionário abordou as seguintes variáveis: avaliação da disciplina e do processo ensino-aprendizagem, controle quantitativo das atividades e auto-avaliação discente. Os resultados revelaram que 56% dos alunos consideraram bom o desempenho da disciplina como um todo. A análise dos resultados propõe novas posturas na elaboração do programa quanto ao melhor aproveitamento da carga horária, atividades práticas correlacionadas ao conteúdo teórico e criação de condições para que os alunos busquem ativamente o conhecimento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300171
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v26.3-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003132690432