O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta,Gustavo Nader
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Marta,Sara Nader, Andrea Filho,Ayrton de, Job,José Roberto Pretel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300011
Resumo: A compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.
id ABEM-1_1dc64a33790c285fc8e800d2ae5d7c4a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000300011
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrerMorteEducação médicaÉticaBioéticaA compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.Associação Brasileira de Educação Médica2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300011Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMarta,Gustavo NaderMarta,Sara NaderAndrea Filho,Ayrton deJob,José Roberto Pretel Pereirapor2009-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000300011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-11-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
title O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
spellingShingle O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
Marta,Gustavo Nader
Morte
Educação médica
Ética
Bioética
title_short O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
title_full O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
title_fullStr O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
title_full_unstemmed O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
title_sort O estudante de Medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer
author Marta,Gustavo Nader
author_facet Marta,Gustavo Nader
Marta,Sara Nader
Andrea Filho,Ayrton de
Job,José Roberto Pretel Pereira
author_role author
author2 Marta,Sara Nader
Andrea Filho,Ayrton de
Job,José Roberto Pretel Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta,Gustavo Nader
Marta,Sara Nader
Andrea Filho,Ayrton de
Job,José Roberto Pretel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Educação médica
Ética
Bioética
topic Morte
Educação médica
Ética
Bioética
description A compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.3 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004183363584