Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Sérgio Botelho
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200094
Resumo: Resumo: Os currículos atuais dos diversos cursos de graduação médica quase nunca valorizam o aperfeiçoamento pedagógico dos seus formandos. A qualificação profissional do professor, o simples conhecimento da matéria que se deve ensinar é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. O desempenho dos professores da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia foi avaliado pelos alunos do sexto semestre de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que haviam cursado a disciplina no semestre anterior. Eles responderam um questionário de 15 itens, utilizando uma escala de pontuação que variava de 0 = “não sei” a 5 = “sempre”. O desempenho dos professores (média = 3,289, DP = 0,679) foi considerado, de maneira geral, adequado, principalmente no estímulo ao estudo e preocupação com o aprendizado. A preocupação maior concentrou-se na qualidade e conteúdo das aulas formais e na afeição de conhecimentos. Apesar do elevado percentual de titulação acadêmica stricto sensu, apenas um dos professores tinha formação pedagógica superior. Foi demonstrada preocupação com a qualidade das aulas, a assiduidade e a postura ética, em detrimento de maior atenção ao estudante na sola de aula e fora dela.
id ABEM-1_1dd5ac2777dd3c623fb59028e1fa441d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022002000200094
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.Docente de MedicinaEstudante de MedicinaEducação MédicaAvaliaçãoEstudos de AvaliaçãoResumo: Os currículos atuais dos diversos cursos de graduação médica quase nunca valorizam o aperfeiçoamento pedagógico dos seus formandos. A qualificação profissional do professor, o simples conhecimento da matéria que se deve ensinar é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. O desempenho dos professores da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia foi avaliado pelos alunos do sexto semestre de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que haviam cursado a disciplina no semestre anterior. Eles responderam um questionário de 15 itens, utilizando uma escala de pontuação que variava de 0 = “não sei” a 5 = “sempre”. O desempenho dos professores (média = 3,289, DP = 0,679) foi considerado, de maneira geral, adequado, principalmente no estímulo ao estudo e preocupação com o aprendizado. A preocupação maior concentrou-se na qualidade e conteúdo das aulas formais e na afeição de conhecimentos. Apesar do elevado percentual de titulação acadêmica stricto sensu, apenas um dos professores tinha formação pedagógica superior. Foi demonstrada preocupação com a qualidade das aulas, a assiduidade e a postura ética, em detrimento de maior atenção ao estudante na sola de aula e fora dela.Associação Brasileira de Educação Médica2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200094Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.2 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Sérgio Botelhopor2021-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000200094Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
title Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
spellingShingle Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Guimarães,Sérgio Botelho
Docente de Medicina
Estudante de Medicina
Educação Médica
Avaliação
Estudos de Avaliação
title_short Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
title_full Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
title_fullStr Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
title_full_unstemmed Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
title_sort Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
author Guimarães,Sérgio Botelho
author_facet Guimarães,Sérgio Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Sérgio Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Docente de Medicina
Estudante de Medicina
Educação Médica
Avaliação
Estudos de Avaliação
topic Docente de Medicina
Estudante de Medicina
Educação Médica
Avaliação
Estudos de Avaliação
description Resumo: Os currículos atuais dos diversos cursos de graduação médica quase nunca valorizam o aperfeiçoamento pedagógico dos seus formandos. A qualificação profissional do professor, o simples conhecimento da matéria que se deve ensinar é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. O desempenho dos professores da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia foi avaliado pelos alunos do sexto semestre de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que haviam cursado a disciplina no semestre anterior. Eles responderam um questionário de 15 itens, utilizando uma escala de pontuação que variava de 0 = “não sei” a 5 = “sempre”. O desempenho dos professores (média = 3,289, DP = 0,679) foi considerado, de maneira geral, adequado, principalmente no estímulo ao estudo e preocupação com o aprendizado. A preocupação maior concentrou-se na qualidade e conteúdo das aulas formais e na afeição de conhecimentos. Apesar do elevado percentual de titulação acadêmica stricto sensu, apenas um dos professores tinha formação pedagógica superior. Foi demonstrada preocupação com a qualidade das aulas, a assiduidade e a postura ética, em detrimento de maior atenção ao estudante na sola de aula e fora dela.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200094
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v26.2-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.2 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003120107520