Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Torres,Albina Rodrigues, Martins,Sueli Terezinha Ferreira, Lima,Maria Cristina Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200016
Resumo: Este trabalho descreve a experiência de preparação de alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp para as visitares domiciliares da disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade. Docentes de Psicologia e Psiquiatria coordenaram a atividade, realizada com dois grupos de 45 alunos por meio da técnica de sociodrama, que inclui as etapas de aquecimento, dramatização e compartilhamento. Os principais temas trazidos pelos alunos nas dramatizações foram: a) briga e violência; b) miséria e carência; c) desapontamento e desinteresse; d) impotência e fracasso; e) rejeição e desconfiança. Assim, muitas situações temidas e emoções raramente abordadas nos cursos médicos puderam ser vivenciadas e elaboradas em poucas horas. Esta experiência reforça a necessidade de preparar o graduando para entrar em contato com os múltiplos e complexos determinantes do processo saúde-doença e para atuar no cuidado à saúde segundo uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. É fundamental que o aluno tenha uma visão ampliada do paciente inserido na sua família e contexto sociocultural, se dispondo a um trabalho de parceria, colaboração e mútuo aprendizado.
id ABEM-1_225fe9b6e09da15a2572bd7ee17bb0eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliaresEducação médicaVisita domiciliarSaúde mentalPsicodramaEste trabalho descreve a experiência de preparação de alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp para as visitares domiciliares da disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade. Docentes de Psicologia e Psiquiatria coordenaram a atividade, realizada com dois grupos de 45 alunos por meio da técnica de sociodrama, que inclui as etapas de aquecimento, dramatização e compartilhamento. Os principais temas trazidos pelos alunos nas dramatizações foram: a) briga e violência; b) miséria e carência; c) desapontamento e desinteresse; d) impotência e fracasso; e) rejeição e desconfiança. Assim, muitas situações temidas e emoções raramente abordadas nos cursos médicos puderam ser vivenciadas e elaboradas em poucas horas. Esta experiência reforça a necessidade de preparar o graduando para entrar em contato com os múltiplos e complexos determinantes do processo saúde-doença e para atuar no cuidado à saúde segundo uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. É fundamental que o aluno tenha uma visão ampliada do paciente inserido na sua família e contexto sociocultural, se dispondo a um trabalho de parceria, colaboração e mútuo aprendizado.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200016Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200016info:eu-repo/semantics/openAccessRamos-Cerqueira,Ana Teresa de AbreuTorres,Albina RodriguesMartins,Sueli Terezinha FerreiraLima,Maria Cristina Pereirapor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
title Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
spellingShingle Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Educação médica
Visita domiciliar
Saúde mental
Psicodrama
title_short Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
title_full Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
title_fullStr Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
title_full_unstemmed Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
title_sort Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares
author Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
author_facet Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Torres,Albina Rodrigues
Martins,Sueli Terezinha Ferreira
Lima,Maria Cristina Pereira
author_role author
author2 Torres,Albina Rodrigues
Martins,Sueli Terezinha Ferreira
Lima,Maria Cristina Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Torres,Albina Rodrigues
Martins,Sueli Terezinha Ferreira
Lima,Maria Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Visita domiciliar
Saúde mental
Psicodrama
topic Educação médica
Visita domiciliar
Saúde mental
Psicodrama
description Este trabalho descreve a experiência de preparação de alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp para as visitares domiciliares da disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade. Docentes de Psicologia e Psiquiatria coordenaram a atividade, realizada com dois grupos de 45 alunos por meio da técnica de sociodrama, que inclui as etapas de aquecimento, dramatização e compartilhamento. Os principais temas trazidos pelos alunos nas dramatizações foram: a) briga e violência; b) miséria e carência; c) desapontamento e desinteresse; d) impotência e fracasso; e) rejeição e desconfiança. Assim, muitas situações temidas e emoções raramente abordadas nos cursos médicos puderam ser vivenciadas e elaboradas em poucas horas. Esta experiência reforça a necessidade de preparar o graduando para entrar em contato com os múltiplos e complexos determinantes do processo saúde-doença e para atuar no cuidado à saúde segundo uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. É fundamental que o aluno tenha uma visão ampliada do paciente inserido na sua família e contexto sociocultural, se dispondo a um trabalho de parceria, colaboração e mútuo aprendizado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004161343488