Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches,Vinícius Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira,Patrícia de Morais, Veronez,Angelita Viana, Koch,Rodrigo, Souza,Albert Schiaveto de, Cheade,Maria de Fátima Meinberg, Christofoletti,Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300430
Resumo: RESUMO O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido à complexidade de estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Neste estudo, investigamos os níveis de estresse e qualidade de vida dos acadêmicos durante os dois anos em que se encontravam em uma RMS. O cenário de prática envolveu assistência de alta complexidade a pacientes críticos. Durante os dois anos, constatamos aumento no nível de estresse dos acadêmicos, intimamente relacionado à queda na qualidade de vida. Diversos fatores físicos e psíquicos estão vinculados aos resultados, que devem gerar discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada residência na proposição de medidas acolhedoras aos alunos.
id ABEM-1_229ce0d83ed86cc366997693000154f1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000300430
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois AnosEducação ContinuadaEducação em SaúdeEsgotamento ProfissionalQualidade de VidaEducação Profissional em Saúde PúblicaEducação MédicaRESUMO O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido à complexidade de estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Neste estudo, investigamos os níveis de estresse e qualidade de vida dos acadêmicos durante os dois anos em que se encontravam em uma RMS. O cenário de prática envolveu assistência de alta complexidade a pacientes críticos. Durante os dois anos, constatamos aumento no nível de estresse dos acadêmicos, intimamente relacionado à queda na qualidade de vida. Diversos fatores físicos e psíquicos estão vinculados aos resultados, que devem gerar discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada residência na proposição de medidas acolhedoras aos alunos.Associação Brasileira de Educação Médica2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300430Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n3e01022015info:eu-repo/semantics/openAccessSanches,Vinícius SantosFerreira,Patrícia de MoraisVeronez,Angelita VianaKoch,RodrigoSouza,Albert Schiaveto deCheade,Maria de Fátima MeinbergChristofoletti,Gustavopor2016-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000300430Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-11-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
title Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
spellingShingle Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
Sanches,Vinícius Santos
Educação Continuada
Educação em Saúde
Esgotamento Profissional
Qualidade de Vida
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Médica
title_short Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
title_full Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
title_fullStr Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
title_full_unstemmed Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
title_sort Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
author Sanches,Vinícius Santos
author_facet Sanches,Vinícius Santos
Ferreira,Patrícia de Morais
Veronez,Angelita Viana
Koch,Rodrigo
Souza,Albert Schiaveto de
Cheade,Maria de Fátima Meinberg
Christofoletti,Gustavo
author_role author
author2 Ferreira,Patrícia de Morais
Veronez,Angelita Viana
Koch,Rodrigo
Souza,Albert Schiaveto de
Cheade,Maria de Fátima Meinberg
Christofoletti,Gustavo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches,Vinícius Santos
Ferreira,Patrícia de Morais
Veronez,Angelita Viana
Koch,Rodrigo
Souza,Albert Schiaveto de
Cheade,Maria de Fátima Meinberg
Christofoletti,Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Educação em Saúde
Esgotamento Profissional
Qualidade de Vida
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Médica
topic Educação Continuada
Educação em Saúde
Esgotamento Profissional
Qualidade de Vida
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Médica
description RESUMO O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido à complexidade de estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Neste estudo, investigamos os níveis de estresse e qualidade de vida dos acadêmicos durante os dois anos em que se encontravam em uma RMS. O cenário de prática envolveu assistência de alta complexidade a pacientes críticos. Durante os dois anos, constatamos aumento no nível de estresse dos acadêmicos, intimamente relacionado à queda na qualidade de vida. Diversos fatores físicos e psíquicos estão vinculados aos resultados, que devem gerar discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada residência na proposição de medidas acolhedoras aos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300430
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n3e01022015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006406344704