Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva,Thiago de Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cruz,Marcondes Pimentel, Carneiro,Jamille Fernandes, Silva,Wanderson Clemente Barros da, Medeiros Neto,Francisco Gerardo, Vieira,Ângela Magalhães, Val,Danielle Rocha do, Oliveira,Isaura Nelsivania Sombra, Souza,Marcelo Marques Simões de, Chaves,Hellíada Vasconcelos, Cristino Filho,Gerardo, Pinto,Vicente de Paulo Teixeira, Bezerra,Mirna Marques
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100138
Resumo: RESUMO De acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.
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spelling Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral–Alternativas ao Uso de Animais–Bioética–Ensino–Farmacologia–Educação MédicaRESUMO De acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100138Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01522015info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva,Thiago de VasconcelosCruz,Marcondes PimentelCarneiro,Jamille FernandesSilva,Wanderson Clemente Barros daMedeiros Neto,Francisco GerardoVieira,Ângela MagalhãesVal,Danielle Rocha doOliveira,Isaura Nelsivania SombraSouza,Marcelo Marques Simões deChaves,Hellíada VasconcelosCristino Filho,GerardoPinto,Vicente de Paulo TeixeiraBezerra,Mirna Marquespor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100138Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
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