Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010 |
Resumo: | A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão. |
id |
ABEM-1_27c9aa5b4519227c65a69ae40797ebe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000200010 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto anoEducação de graduação em medicinaEducação médicaPsicologia médicaEstudantes de medicinaA duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Fernanda BragaMascia,Adriana RainhaLucchese,Ana CecíliaDe Marco,Mario AlfredoMartins,Maria Cezira Fantini NogueiraMartins,Luiz Antonio Nogueirapor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200010Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
title |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
spellingShingle |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano Silva,Fernanda Braga Educação de graduação em medicina Educação médica Psicologia médica Estudantes de medicina |
title_short |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
title_full |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
title_fullStr |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
title_full_unstemmed |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
title_sort |
Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano |
author |
Silva,Fernanda Braga |
author_facet |
Silva,Fernanda Braga Mascia,Adriana Rainha Lucchese,Ana Cecília De Marco,Mario Alfredo Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira Martins,Luiz Antonio Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Mascia,Adriana Rainha Lucchese,Ana Cecília De Marco,Mario Alfredo Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira Martins,Luiz Antonio Nogueira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Fernanda Braga Mascia,Adriana Rainha Lucchese,Ana Cecília De Marco,Mario Alfredo Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira Martins,Luiz Antonio Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de graduação em medicina Educação médica Psicologia médica Estudantes de medicina |
topic |
Educação de graduação em medicina Educação médica Psicologia médica Estudantes de medicina |
description |
A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004152954880 |