Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Fernanda Braga
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mascia,Adriana Rainha, Lucchese,Ana Cecília, De Marco,Mario Alfredo, Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira, Martins,Luiz Antonio Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010
Resumo: A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.
id ABEM-1_27c9aa5b4519227c65a69ae40797ebe1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200010
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto anoEducação de graduação em medicinaEducação médicaPsicologia médicaEstudantes de medicinaA duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Fernanda BragaMascia,Adriana RainhaLucchese,Ana CecíliaDe Marco,Mario AlfredoMartins,Maria Cezira Fantini NogueiraMartins,Luiz Antonio Nogueirapor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200010Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
title Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
spellingShingle Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
Silva,Fernanda Braga
Educação de graduação em medicina
Educação médica
Psicologia médica
Estudantes de medicina
title_short Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
title_full Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
title_fullStr Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
title_full_unstemmed Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
title_sort Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano
author Silva,Fernanda Braga
author_facet Silva,Fernanda Braga
Mascia,Adriana Rainha
Lucchese,Ana Cecília
De Marco,Mario Alfredo
Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira
Martins,Luiz Antonio Nogueira
author_role author
author2 Mascia,Adriana Rainha
Lucchese,Ana Cecília
De Marco,Mario Alfredo
Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira
Martins,Luiz Antonio Nogueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Fernanda Braga
Mascia,Adriana Rainha
Lucchese,Ana Cecília
De Marco,Mario Alfredo
Martins,Maria Cezira Fantini Nogueira
Martins,Luiz Antonio Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de graduação em medicina
Educação médica
Psicologia médica
Estudantes de medicina
topic Educação de graduação em medicina
Educação médica
Psicologia médica
Estudantes de medicina
description A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a "Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico", que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004152954880