Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel,Emanuelle Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de, Rodarte,Renato Santos, Pedrosa,Célia Maria Silva, Pimentel,Fernando Silvio Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300352
Resumo: RESUMO As Instituições de saúde de ensino superior têm buscado efetuar mudanças em seus projetos político-pedagógicos, replanejando, assim, seus currículos. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado com a integração de estudantes de diversos cursos na área da saúde, utilizando como abordagem um estudo de caso etnográfico, por meio de observação participante, questionário semiestruturado e grupo focal. Mediante a triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, da contribuição para a formação profissional e do papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. A proposta do Estágio Integrado permite um novo olhar no processo de ensino-aprendizagem, aliada à diversificação do cenário de prática, principalmente quando se fala em ensino na saúde. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe.
id ABEM-1_28cecd96610fa1c92887c931c868b4ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000300352
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em SaúdeEstágioEnsinoAprendizagemEducação em SaúdeRESUMO As Instituições de saúde de ensino superior têm buscado efetuar mudanças em seus projetos político-pedagógicos, replanejando, assim, seus currículos. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado com a integração de estudantes de diversos cursos na área da saúde, utilizando como abordagem um estudo de caso etnográfico, por meio de observação participante, questionário semiestruturado e grupo focal. Mediante a triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, da contribuição para a formação profissional e do papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. A proposta do Estágio Integrado permite um novo olhar no processo de ensino-aprendizagem, aliada à diversificação do cenário de prática, principalmente quando se fala em ensino na saúde. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe.Associação Brasileira de Educação Médica2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300352Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n3e01262014info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel,Emanuelle CavalcanteVasconcelos,Maria Viviane Lisboa deRodarte,Renato SantosPedrosa,Célia Maria SilvaPimentel,Fernando Silvio Cavalcantepor2016-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000300352Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
title Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
spellingShingle Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
Pimentel,Emanuelle Cavalcante
Estágio
Ensino
Aprendizagem
Educação em Saúde
title_short Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
title_full Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
title_fullStr Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
title_full_unstemmed Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
title_sort Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
author Pimentel,Emanuelle Cavalcante
author_facet Pimentel,Emanuelle Cavalcante
Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Rodarte,Renato Santos
Pedrosa,Célia Maria Silva
Pimentel,Fernando Silvio Cavalcante
author_role author
author2 Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Rodarte,Renato Santos
Pedrosa,Célia Maria Silva
Pimentel,Fernando Silvio Cavalcante
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel,Emanuelle Cavalcante
Vasconcelos,Maria Viviane Lisboa de
Rodarte,Renato Santos
Pedrosa,Célia Maria Silva
Pimentel,Fernando Silvio Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino
Aprendizagem
Educação em Saúde
topic Estágio
Ensino
Aprendizagem
Educação em Saúde
description RESUMO As Instituições de saúde de ensino superior têm buscado efetuar mudanças em seus projetos político-pedagógicos, replanejando, assim, seus currículos. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado com a integração de estudantes de diversos cursos na área da saúde, utilizando como abordagem um estudo de caso etnográfico, por meio de observação participante, questionário semiestruturado e grupo focal. Mediante a triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, da contribuição para a formação profissional e do papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. A proposta do Estágio Integrado permite um novo olhar no processo de ensino-aprendizagem, aliada à diversificação do cenário de prática, principalmente quando se fala em ensino na saúde. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300352
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n3e01262014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006050877440