Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Sávio Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Siqueira-Batista,Rodrigo, Gomes,Andréia Patrícia, Almeida,Loriléa Chaves de, Oliveira,Lúcia Brandão de, Farinazzo,Rodolpho Jacques M., Pettendorfer,Sérgio, Pinto,Luiz Felipe da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300014
Resumo: Este artigo investiga o crescimento cognitivo de estudantes de Medicina durante o internato de Clínica Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos, de janeiro de 1999 a dezembro de 2004. Foram analisados os resultados das avaliações teóricas realizadas no primeiro e no último dia do internato - cujos conteúdos exigidos eram os mesmos - de 606 estudantes do décimo primeiro e do décimo segundo períodos. Os resultados mostram melhor desempenho na segunda avaliação (média = 6,7) em relação à primeira (média = 4,1), o que aponta um "ganho" cognitivo no período de três meses. Discute-se se tais resultados podem ser comparados a outras avaliações com objetivos semelhantes.
id ABEM-1_29eab47fee18bebb2c88fb6d65c217f6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000300014
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médicaEducação MédicaInternatoAvaliaçãoEste artigo investiga o crescimento cognitivo de estudantes de Medicina durante o internato de Clínica Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos, de janeiro de 1999 a dezembro de 2004. Foram analisados os resultados das avaliações teóricas realizadas no primeiro e no último dia do internato - cujos conteúdos exigidos eram os mesmos - de 606 estudantes do décimo primeiro e do décimo segundo períodos. Os resultados mostram melhor desempenho na segunda avaliação (média = 6,7) em relação à primeira (média = 4,1), o que aponta um "ganho" cognitivo no período de três meses. Discute-se se tais resultados podem ser comparados a outras avaliações com objetivos semelhantes.Associação Brasileira de Educação Médica2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300014Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.3 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000300014info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Sávio SilvaSiqueira-Batista,RodrigoGomes,Andréia PatríciaAlmeida,Loriléa Chaves deOliveira,Lúcia Brandão deFarinazzo,Rodolpho Jacques M.Pettendorfer,SérgioPinto,Luiz Felipe da Silvapor2008-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000300014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-09-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
title Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
spellingShingle Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
Santos,Sávio Silva
Educação Médica
Internato
Avaliação
title_short Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
title_full Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
title_fullStr Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
title_full_unstemmed Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
title_sort Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica
author Santos,Sávio Silva
author_facet Santos,Sávio Silva
Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Almeida,Loriléa Chaves de
Oliveira,Lúcia Brandão de
Farinazzo,Rodolpho Jacques M.
Pettendorfer,Sérgio
Pinto,Luiz Felipe da Silva
author_role author
author2 Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Almeida,Loriléa Chaves de
Oliveira,Lúcia Brandão de
Farinazzo,Rodolpho Jacques M.
Pettendorfer,Sérgio
Pinto,Luiz Felipe da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Sávio Silva
Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Almeida,Loriléa Chaves de
Oliveira,Lúcia Brandão de
Farinazzo,Rodolpho Jacques M.
Pettendorfer,Sérgio
Pinto,Luiz Felipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Internato
Avaliação
topic Educação Médica
Internato
Avaliação
description Este artigo investiga o crescimento cognitivo de estudantes de Medicina durante o internato de Clínica Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos, de janeiro de 1999 a dezembro de 2004. Foram analisados os resultados das avaliações teóricas realizadas no primeiro e no último dia do internato - cujos conteúdos exigidos eram os mesmos - de 606 estudantes do décimo primeiro e do décimo segundo períodos. Os resultados mostram melhor desempenho na segunda avaliação (média = 6,7) em relação à primeira (média = 4,1), o que aponta um "ganho" cognitivo no período de três meses. Discute-se se tais resultados podem ser comparados a outras avaliações com objetivos semelhantes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.3 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003867742208