Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203 |
Summary: | Resumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros. |
id |
ABEM-1_29f20c3b15e3d739767818fa66d0ad43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022022000300203 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validaçãoEducação MédicaEstudo de ValidaçãoMedicina Baseada em EvidênciasResumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.3-20220081info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Ferdinand Gilbert Saraiva da SilvaSouza,Ana Karenina Carvalho deSimas,Breno Carvalho Cirne deLopes,Isadora SoaresBezerra,Maria Paula Ribeiro DantasDiniz,Rosiane Viana Zuzapor2022-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000300203Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-08-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
title |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
spellingShingle |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva Educação Médica Estudo de Validação Medicina Baseada em Evidências |
title_short |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
title_full |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
title_fullStr |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
title_full_unstemmed |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
title_sort |
Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação |
author |
Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva |
author_facet |
Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva Souza,Ana Karenina Carvalho de Simas,Breno Carvalho Cirne de Lopes,Isadora Soares Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas Diniz,Rosiane Viana Zuza |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Ana Karenina Carvalho de Simas,Breno Carvalho Cirne de Lopes,Isadora Soares Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas Diniz,Rosiane Viana Zuza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva Souza,Ana Karenina Carvalho de Simas,Breno Carvalho Cirne de Lopes,Isadora Soares Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas Diniz,Rosiane Viana Zuza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Estudo de Validação Medicina Baseada em Evidências |
topic |
Educação Médica Estudo de Validação Medicina Baseada em Evidências |
description |
Resumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v46.3-20220081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303009378009088 |