Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza,Ana Karenina Carvalho de, Simas,Breno Carvalho Cirne de, Lopes,Isadora Soares, Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas, Diniz,Rosiane Viana Zuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203
Resumo: Resumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros.
id ABEM-1_29f20c3b15e3d739767818fa66d0ad43
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000300203
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validaçãoEducação MédicaEstudo de ValidaçãoMedicina Baseada em EvidênciasResumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.3-20220081info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Ferdinand Gilbert Saraiva da SilvaSouza,Ana Karenina Carvalho deSimas,Breno Carvalho Cirne deLopes,Isadora SoaresBezerra,Maria Paula Ribeiro DantasDiniz,Rosiane Viana Zuzapor2022-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000300203Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-08-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
title Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
spellingShingle Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
Educação Médica
Estudo de Validação
Medicina Baseada em Evidências
title_short Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
title_full Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
title_fullStr Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
title_full_unstemmed Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
title_sort Versão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação
author Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
author_facet Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
Souza,Ana Karenina Carvalho de
Simas,Breno Carvalho Cirne de
Lopes,Isadora Soares
Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas
Diniz,Rosiane Viana Zuza
author_role author
author2 Souza,Ana Karenina Carvalho de
Simas,Breno Carvalho Cirne de
Lopes,Isadora Soares
Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas
Diniz,Rosiane Viana Zuza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
Souza,Ana Karenina Carvalho de
Simas,Breno Carvalho Cirne de
Lopes,Isadora Soares
Bezerra,Maria Paula Ribeiro Dantas
Diniz,Rosiane Viana Zuza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Estudo de Validação
Medicina Baseada em Evidências
topic Educação Médica
Estudo de Validação
Medicina Baseada em Evidências
description Resumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.3-20220081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009378009088