O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200014 |
Resumo: | Relato da experiência de atuação precoce dos alunos do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina na comunidade em bairro periférico do município de Vassouras (RJ) . Visitam-se famílias, momento em que o acadêmico desempenha uma função de acordo com o período em que está matriculado e seu grau de conhecimento. Ao término das atividades, nas quais é priorizado o uso de tecnologia leve, alunos e docentes discutem a situação de saúde dos moradores e planejam ações. Esta experiência representa a incorporação de novas práticas educativas, centradas no aluno, que tem estimulada a autonomia e uma postura proativa em busca de soluções para problemas. Colabora para a compreensão pelo aluno do seu papel de transformador social por meio de ações de promoção de saúde e incentivo ao empoderamento da comunidade, e contribui para melhorar os indicadores de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Esta inserção contribui para a formação de médicos valorizadores da Atenção Primária à Saúde, imprescindível para a resolução dos agravos mais prevalentes na população. |
id |
ABEM-1_3249653d472a7ee70d0e0744048443f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000200014 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USSAssistência à SaúdeAtenção Primária à SaúdeEducação MédicaDiretrizes Curriculares NacionaisAprendizagemRelato da experiência de atuação precoce dos alunos do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina na comunidade em bairro periférico do município de Vassouras (RJ) . Visitam-se famílias, momento em que o acadêmico desempenha uma função de acordo com o período em que está matriculado e seu grau de conhecimento. Ao término das atividades, nas quais é priorizado o uso de tecnologia leve, alunos e docentes discutem a situação de saúde dos moradores e planejam ações. Esta experiência representa a incorporação de novas práticas educativas, centradas no aluno, que tem estimulada a autonomia e uma postura proativa em busca de soluções para problemas. Colabora para a compreensão pelo aluno do seu papel de transformador social por meio de ações de promoção de saúde e incentivo ao empoderamento da comunidade, e contribui para melhorar os indicadores de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Esta inserção contribui para a formação de médicos valorizadores da Atenção Primária à Saúde, imprescindível para a resolução dos agravos mais prevalentes na população.Associação Brasileira de Educação Médica2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200014Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.2 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000200014info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Maria Cristina Almeida deMendonça,Marcos AntônioCosta,Elisa Maria Amorim daGonçalves,Sebastião Jorge da CunhaTeixeira,José Carlos DantasAlmeida Júnior,Eduardo Herrera Rodrigues deCôrtes Junior,João Carlos de Souzapor2014-08-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000200014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-08-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
title |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
spellingShingle |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS Souza,Maria Cristina Almeida de Assistência à Saúde Atenção Primária à Saúde Educação Médica Diretrizes Curriculares Nacionais Aprendizagem |
title_short |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
title_full |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
title_fullStr |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
title_full_unstemmed |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
title_sort |
O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS |
author |
Souza,Maria Cristina Almeida de |
author_facet |
Souza,Maria Cristina Almeida de Mendonça,Marcos Antônio Costa,Elisa Maria Amorim da Gonçalves,Sebastião Jorge da Cunha Teixeira,José Carlos Dantas Almeida Júnior,Eduardo Herrera Rodrigues de Côrtes Junior,João Carlos de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça,Marcos Antônio Costa,Elisa Maria Amorim da Gonçalves,Sebastião Jorge da Cunha Teixeira,José Carlos Dantas Almeida Júnior,Eduardo Herrera Rodrigues de Côrtes Junior,João Carlos de Souza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Maria Cristina Almeida de Mendonça,Marcos Antônio Costa,Elisa Maria Amorim da Gonçalves,Sebastião Jorge da Cunha Teixeira,José Carlos Dantas Almeida Júnior,Eduardo Herrera Rodrigues de Côrtes Junior,João Carlos de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência à Saúde Atenção Primária à Saúde Educação Médica Diretrizes Curriculares Nacionais Aprendizagem |
topic |
Assistência à Saúde Atenção Primária à Saúde Educação Médica Diretrizes Curriculares Nacionais Aprendizagem |
description |
Relato da experiência de atuação precoce dos alunos do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina na comunidade em bairro periférico do município de Vassouras (RJ) . Visitam-se famílias, momento em que o acadêmico desempenha uma função de acordo com o período em que está matriculado e seu grau de conhecimento. Ao término das atividades, nas quais é priorizado o uso de tecnologia leve, alunos e docentes discutem a situação de saúde dos moradores e planejam ações. Esta experiência representa a incorporação de novas práticas educativas, centradas no aluno, que tem estimulada a autonomia e uma postura proativa em busca de soluções para problemas. Colabora para a compreensão pelo aluno do seu papel de transformador social por meio de ações de promoção de saúde e incentivo ao empoderamento da comunidade, e contribui para melhorar os indicadores de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Esta inserção contribui para a formação de médicos valorizadores da Atenção Primária à Saúde, imprescindível para a resolução dos agravos mais prevalentes na população. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.2 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005714284544 |