30 Anos de Ensino da Medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: Lições Aprendidas e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Elizabeth Costa
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silveira,Andréa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300056
Resumo: Resumo: É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença no curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001). Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nos aspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curriculares ocorridas no período, traduzidas na evolução da Medicina do Trabalho à Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e o programa adotado, identificado e analisando algumas das dificuldades enfrentadas para sua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador. A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimento das competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem ter para o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercer e da sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. São apontadas para o ensino médico.
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