Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Luciana Muri
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri, Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203
Resumo: Resumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.
id ABEM-1_36f3cc8ff11675c16854be64dca04bab
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000100203
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptoresEducação MédicaMedicinaPreceptor de MedicinaResumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.1-20200057info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Luciana MuriOliveira,Sandra Regina dos Santos MuriFonseca,Maria da Conceição Vinciprovapor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000100203Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
title Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
spellingShingle Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
Oliveira,Luciana Muri
Educação Médica
Medicina
Preceptor de Medicina
title_short Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
title_full Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
title_fullStr Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
title_full_unstemmed Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
title_sort Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
author Oliveira,Luciana Muri
author_facet Oliveira,Luciana Muri
Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri
Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova
author_role author
author2 Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri
Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Luciana Muri
Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri
Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Medicina
Preceptor de Medicina
topic Educação Médica
Medicina
Preceptor de Medicina
description Resumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.1-20200057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008328384512