Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos. |
id |
ABEM-1_36f3cc8ff11675c16854be64dca04bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022021000100203 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptoresEducação MédicaMedicinaPreceptor de MedicinaResumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.1-20200057info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Luciana MuriOliveira,Sandra Regina dos Santos MuriFonseca,Maria da Conceição Vinciprovapor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000100203Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
title |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
spellingShingle |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores Oliveira,Luciana Muri Educação Médica Medicina Preceptor de Medicina |
title_short |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
title_full |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
title_fullStr |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
title_full_unstemmed |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
title_sort |
Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores |
author |
Oliveira,Luciana Muri |
author_facet |
Oliveira,Luciana Muri Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Luciana Muri Oliveira,Sandra Regina dos Santos Muri Fonseca,Maria da Conceição Vinciprova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Medicina Preceptor de Medicina |
topic |
Educação Médica Medicina Preceptor de Medicina |
description |
Resumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v45.1-20200057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303008328384512 |