Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral,Dejano T.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200020
Resumo: Resumo: O aconselhamento é um modo de comunicação educativa que tem um potencial crescente na prestação de serviços de prevenção. O propósito deste estudo foi examinar as percepções da auto-eficácia no aconselhamento e a relação dessas percepções com a vivência de um módulo de instrução ao paciente e com a etapa de preparação de estudantes de Medicina. Os dados foram obtidos mediante dois instrumentos: um questionário para apurar a auto-eficácia e as atitudes dos estudantes sobre o aconselhamento na redução de riscos para a saúde, e uma auto-avaliação dos resultados da aprendizagem no módulo. As percepções de auto-eficácia no aconselhamento foram moderadas em intensidade e significantemente relacionadas com os escores da auto-avaliação. Os níveis de auto-eficácia variaram entre áreas de aconselhamento tais como aboliçiio de tabagismo, redução de estresse e orientação alimentar. Não foram observadas diferenças de auto-eficácia entre estudantes com diferentes categorias de atitude sobre o aconselhamento. Em acréscimo, observou-se forte tendência para auto-eficácia crescente no papel de instrução ao paciente com etapas progressivas de preparação. Os resultados confirmam a utilidade da medida de desenvolvi­mento da auto-eficácia e reforçam a idéia da importância de práticas educativas específicas que visem à melhoria do desempenho no aconselhamento.
id ABEM-1_38db41ada0f1fb9b4848bf0effca38e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022000000200020
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de RiscoEstudantes de MedicinaAconselhamentoEficáciaFatores de riscoResumo: O aconselhamento é um modo de comunicação educativa que tem um potencial crescente na prestação de serviços de prevenção. O propósito deste estudo foi examinar as percepções da auto-eficácia no aconselhamento e a relação dessas percepções com a vivência de um módulo de instrução ao paciente e com a etapa de preparação de estudantes de Medicina. Os dados foram obtidos mediante dois instrumentos: um questionário para apurar a auto-eficácia e as atitudes dos estudantes sobre o aconselhamento na redução de riscos para a saúde, e uma auto-avaliação dos resultados da aprendizagem no módulo. As percepções de auto-eficácia no aconselhamento foram moderadas em intensidade e significantemente relacionadas com os escores da auto-avaliação. Os níveis de auto-eficácia variaram entre áreas de aconselhamento tais como aboliçiio de tabagismo, redução de estresse e orientação alimentar. Não foram observadas diferenças de auto-eficácia entre estudantes com diferentes categorias de atitude sobre o aconselhamento. Em acréscimo, observou-se forte tendência para auto-eficácia crescente no papel de instrução ao paciente com etapas progressivas de preparação. Os resultados confirmam a utilidade da medida de desenvolvi­mento da auto-eficácia e reforçam a idéia da importância de práticas educativas específicas que visem à melhoria do desempenho no aconselhamento.Associação Brasileira de Educação Médica2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200020Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v24.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano T.por2021-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022000000200020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
title Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
spellingShingle Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
Sobral,Dejano T.
Estudantes de Medicina
Aconselhamento
Eficácia
Fatores de risco
title_short Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
title_full Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
title_fullStr Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
title_full_unstemmed Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
title_sort Eficácia Percebida por Estudantes de Medicina no Aconselhamento de Fatores de Risco
author Sobral,Dejano T.
author_facet Sobral,Dejano T.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral,Dejano T.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Aconselhamento
Eficácia
Fatores de risco
topic Estudantes de Medicina
Aconselhamento
Eficácia
Fatores de risco
description Resumo: O aconselhamento é um modo de comunicação educativa que tem um potencial crescente na prestação de serviços de prevenção. O propósito deste estudo foi examinar as percepções da auto-eficácia no aconselhamento e a relação dessas percepções com a vivência de um módulo de instrução ao paciente e com a etapa de preparação de estudantes de Medicina. Os dados foram obtidos mediante dois instrumentos: um questionário para apurar a auto-eficácia e as atitudes dos estudantes sobre o aconselhamento na redução de riscos para a saúde, e uma auto-avaliação dos resultados da aprendizagem no módulo. As percepções de auto-eficácia no aconselhamento foram moderadas em intensidade e significantemente relacionadas com os escores da auto-avaliação. Os níveis de auto-eficácia variaram entre áreas de aconselhamento tais como aboliçiio de tabagismo, redução de estresse e orientação alimentar. Não foram observadas diferenças de auto-eficácia entre estudantes com diferentes categorias de atitude sobre o aconselhamento. Em acréscimo, observou-se forte tendência para auto-eficácia crescente no papel de instrução ao paciente com etapas progressivas de preparação. Os resultados confirmam a utilidade da medida de desenvolvi­mento da auto-eficácia e reforçam a idéia da importância de práticas educativas específicas que visem à melhoria do desempenho no aconselhamento.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v24.2-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002835943424