A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018 |
Resumo: | A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então. |
id |
ABEM-1_395879155f148af19178ffff4635fa96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022013000300018 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicinaAtenção Primária à SaúdeEstudantes de MedicinaEstudos InterdisciplinaresSaúde PúblicaA partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300018info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Clarissa França Tavares deOliveira,Diandra Lourena Lopes deMonteiro,Gabriella da SilvaBarboza,Haiana Madeiro de MeloRicardo,Gustavo PiechLacerda Neto,Manuel Cavalcante deAssis,Tereza Angélica Lopes deMoura,Alexandre Costapor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
title |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
spellingShingle |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina Souza,Clarissa França Tavares de Atenção Primária à Saúde Estudantes de Medicina Estudos Interdisciplinares Saúde Pública |
title_short |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
title_full |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
title_fullStr |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
title_full_unstemmed |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
title_sort |
A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina |
author |
Souza,Clarissa França Tavares de |
author_facet |
Souza,Clarissa França Tavares de Oliveira,Diandra Lourena Lopes de Monteiro,Gabriella da Silva Barboza,Haiana Madeiro de Melo Ricardo,Gustavo Piech Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de Assis,Tereza Angélica Lopes de Moura,Alexandre Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Diandra Lourena Lopes de Monteiro,Gabriella da Silva Barboza,Haiana Madeiro de Melo Ricardo,Gustavo Piech Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de Assis,Tereza Angélica Lopes de Moura,Alexandre Costa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Clarissa França Tavares de Oliveira,Diandra Lourena Lopes de Monteiro,Gabriella da Silva Barboza,Haiana Madeiro de Melo Ricardo,Gustavo Piech Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de Assis,Tereza Angélica Lopes de Moura,Alexandre Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Estudantes de Medicina Estudos Interdisciplinares Saúde Pública |
topic |
Atenção Primária à Saúde Estudantes de Medicina Estudos Interdisciplinares Saúde Pública |
description |
A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022013000300018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005634592768 |