A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Clarissa França Tavares de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira,Diandra Lourena Lopes de, Monteiro,Gabriella da Silva, Barboza,Haiana Madeiro de Melo, Ricardo,Gustavo Piech, Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de, Assis,Tereza Angélica Lopes de, Moura,Alexandre Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018
Resumo: A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então.
id ABEM-1_395879155f148af19178ffff4635fa96
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000300018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicinaAtenção Primária à SaúdeEstudantes de MedicinaEstudos InterdisciplinaresSaúde PúblicaA partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300018info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Clarissa França Tavares deOliveira,Diandra Lourena Lopes deMonteiro,Gabriella da SilvaBarboza,Haiana Madeiro de MeloRicardo,Gustavo PiechLacerda Neto,Manuel Cavalcante deAssis,Tereza Angélica Lopes deMoura,Alexandre Costapor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
title A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
spellingShingle A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
Souza,Clarissa França Tavares de
Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Medicina
Estudos Interdisciplinares
Saúde Pública
title_short A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
title_full A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
title_fullStr A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
title_full_unstemmed A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
title_sort A atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina
author Souza,Clarissa França Tavares de
author_facet Souza,Clarissa França Tavares de
Oliveira,Diandra Lourena Lopes de
Monteiro,Gabriella da Silva
Barboza,Haiana Madeiro de Melo
Ricardo,Gustavo Piech
Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de
Assis,Tereza Angélica Lopes de
Moura,Alexandre Costa
author_role author
author2 Oliveira,Diandra Lourena Lopes de
Monteiro,Gabriella da Silva
Barboza,Haiana Madeiro de Melo
Ricardo,Gustavo Piech
Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de
Assis,Tereza Angélica Lopes de
Moura,Alexandre Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Clarissa França Tavares de
Oliveira,Diandra Lourena Lopes de
Monteiro,Gabriella da Silva
Barboza,Haiana Madeiro de Melo
Ricardo,Gustavo Piech
Lacerda Neto,Manuel Cavalcante de
Assis,Tereza Angélica Lopes de
Moura,Alexandre Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Medicina
Estudos Interdisciplinares
Saúde Pública
topic Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Medicina
Estudos Interdisciplinares
Saúde Pública
description A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), exige-se que os novos profissionais da saúde pública desenvolvam, desde os cursos de graduação, visão integral do paciente e olhar crítico para a realidade da comunidade e para sua própria atuação no PSF. Com esse objetivo, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal), em 2005, introduziu modificações curriculares que permitem aos estudantes uma vivência mais ampla no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Este relato discorre, por meio da análise qualitativa de diários de campo, sobre as experiências de 22 acadêmicos de Medicina do segundo período durante as aulas práticas em uma comunidade coberta pelo PSF. Oitenta e seis por cento dos alunos observaram algum tipo de dificuldade enfrentada pela Unidade de Saúde; 95% destacaram a correspondência entre aulas práticas e o processo de aprendizagem; e 59% apontaram a importância da relação médico-paciente. Desta forma, o contato inicial do estudante de Medicina com os serviços de APS deve ser vivenciado de forma ativa e crítica, com estímulos para que investigue aspectos desconhecidos para ele até então.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005634592768