Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito,Luana Camargo, Carvalho,Matheus Ferreira de, Sampaio,Cristina Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102
Resumo: Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.
id ABEM-1_3bf203fb9e94406d7d79ada9d1637d4e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100102
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da SaúdeEducação MédicaProcesso Saúde-DoençaPesquisa QualitativaEstudantesEste trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e01492013info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Dâmaris Versiani CaldeiraBrito,Luana CamargoCarvalho,Matheus Ferreira deSampaio,Cristina Andradepor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100102Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
title Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
spellingShingle Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira
Educação Médica
Processo Saúde-Doença
Pesquisa Qualitativa
Estudantes
title_short Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
title_full Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
title_fullStr Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
title_full_unstemmed Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
title_sort Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
author Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira
author_facet Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira
Brito,Luana Camargo
Carvalho,Matheus Ferreira de
Sampaio,Cristina Andrade
author_role author
author2 Brito,Luana Camargo
Carvalho,Matheus Ferreira de
Sampaio,Cristina Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira
Brito,Luana Camargo
Carvalho,Matheus Ferreira de
Sampaio,Cristina Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Processo Saúde-Doença
Pesquisa Qualitativa
Estudantes
topic Educação Médica
Processo Saúde-Doença
Pesquisa Qualitativa
Estudantes
description Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e01492013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006005788672