Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida. |
id |
ABEM-1_3bf203fb9e94406d7d79ada9d1637d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022015000100102 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da SaúdeEducação MédicaProcesso Saúde-DoençaPesquisa QualitativaEstudantesEste trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e01492013info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Dâmaris Versiani CaldeiraBrito,Luana CamargoCarvalho,Matheus Ferreira deSampaio,Cristina Andradepor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100102Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
title |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
spellingShingle |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira Educação Médica Processo Saúde-Doença Pesquisa Qualitativa Estudantes |
title_short |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
title_full |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
title_fullStr |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
title_full_unstemmed |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
title_sort |
Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde |
author |
Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira |
author_facet |
Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira Brito,Luana Camargo Carvalho,Matheus Ferreira de Sampaio,Cristina Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Brito,Luana Camargo Carvalho,Matheus Ferreira de Sampaio,Cristina Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,Dâmaris Versiani Caldeira Brito,Luana Camargo Carvalho,Matheus Ferreira de Sampaio,Cristina Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Processo Saúde-Doença Pesquisa Qualitativa Estudantes |
topic |
Educação Médica Processo Saúde-Doença Pesquisa Qualitativa Estudantes |
description |
Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v39n1e01492013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006005788672 |