Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015 |
Resumo: | Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos. |
id |
ABEM-1_4a313615ac99e08861e1795102669765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022010000300015 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de MedicinaAvaliaçãoAvaliação de cursoGestão acadêmicaRelata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roseli Ferreira daDemarzo,Marcelo Marcos PivaMascarenhas,Sílvia Helena ZemPereira,Sissi Marília dos Santos Forghieripor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
title |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
spellingShingle |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina Silva,Roseli Ferreira da Avaliação Avaliação de curso Gestão acadêmica |
title_short |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
title_full |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
title_fullStr |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
title_full_unstemmed |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
title_sort |
Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina |
author |
Silva,Roseli Ferreira da |
author_facet |
Silva,Roseli Ferreira da Demarzo,Marcelo Marcos Piva Mascarenhas,Sílvia Helena Zem Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri |
author_role |
author |
author2 |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva Mascarenhas,Sílvia Helena Zem Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Roseli Ferreira da Demarzo,Marcelo Marcos Piva Mascarenhas,Sílvia Helena Zem Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação de curso Gestão acadêmica |
topic |
Avaliação Avaliação de curso Gestão acadêmica |
description |
Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004537782272 |