Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Roseli Ferreira da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Demarzo,Marcelo Marcos Piva, Mascarenhas,Sílvia Helena Zem, Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015
Resumo: Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.
id ABEM-1_4a313615ac99e08861e1795102669765
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000300015
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de MedicinaAvaliaçãoAvaliação de cursoGestão acadêmicaRelata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roseli Ferreira daDemarzo,Marcelo Marcos PivaMascarenhas,Sílvia Helena ZemPereira,Sissi Marília dos Santos Forghieripor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
title Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
spellingShingle Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
Silva,Roseli Ferreira da
Avaliação
Avaliação de curso
Gestão acadêmica
title_short Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
title_full Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
title_fullStr Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
title_full_unstemmed Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
title_sort Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina
author Silva,Roseli Ferreira da
author_facet Silva,Roseli Ferreira da
Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Mascarenhas,Sílvia Helena Zem
Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri
author_role author
author2 Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Mascarenhas,Sílvia Helena Zem
Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Roseli Ferreira da
Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Mascarenhas,Sílvia Helena Zem
Pereira,Sissi Marília dos Santos Forghieri
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação de curso
Gestão acadêmica
topic Avaliação
Avaliação de curso
Gestão acadêmica
description Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004537782272