Colaboração docente online na educação universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila,Rodolfo Esteban
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Spinelli,Osvaldo M., Ferreira,Ana Silvia S. B. S., Soñez,Carlos, Samar,María Elena, Ferreira Junior,Rui Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300018
Resumo: A colaboração docente on-line permite a criação de comunidades virtuais. As ferramentas virtuais de uma equipe em rede permitem criar aulas virtuais em diferentes localizações geográficas. Estes ambientes permitem na educação a transferência do conhecimento entre alunos e docentes, incluindo atividades síncronas e assíncronas. Neste trabalho descrevemos nossa experiência em colaboração docente on-line, utilizando ferramentas virtuais na educação universitária. Os softwares utilizados foram 1-Skype: Software de aplicação para chamadas na Internet (VoIP). 2- LAN: Aula virtual digital disponibilizado em http://www.cevap.unesp.br/abertura.htm. Estas mídias foram utilizadas em dias e locais de transmissão e recepção diferentes. Os temas foram: 1-"Como preparar uma videoconferência", 2-"Importância das TICs na docência Universitária", 3-"Plataformas virtuais com bases de dados automatizadas na busca bibliográfica", 4-"Uso do laboratório virtual no ensino de Biologia Celular, Histologia e Embriologia". As ferramentas virtuais permitem a colaboração on-line de docentes localizados em diferentes localizações geográficas, além de formar recursos humanos que as usarão para melhorar o desempenho da educação universitária.
id ABEM-1_52920fa7576368b33e7cdd46b9119c5d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000300018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Colaboração docente online na educação universitáriaEducação de Graduação em MedicinaEducação VirtualFerramentas VirtuaisA colaboração docente on-line permite a criação de comunidades virtuais. As ferramentas virtuais de uma equipe em rede permitem criar aulas virtuais em diferentes localizações geográficas. Estes ambientes permitem na educação a transferência do conhecimento entre alunos e docentes, incluindo atividades síncronas e assíncronas. Neste trabalho descrevemos nossa experiência em colaboração docente on-line, utilizando ferramentas virtuais na educação universitária. Os softwares utilizados foram 1-Skype: Software de aplicação para chamadas na Internet (VoIP). 2- LAN: Aula virtual digital disponibilizado em http://www.cevap.unesp.br/abertura.htm. Estas mídias foram utilizadas em dias e locais de transmissão e recepção diferentes. Os temas foram: 1-"Como preparar uma videoconferência", 2-"Importância das TICs na docência Universitária", 3-"Plataformas virtuais com bases de dados automatizadas na busca bibliográfica", 4-"Uso do laboratório virtual no ensino de Biologia Celular, Histologia e Embriologia". As ferramentas virtuais permitem a colaboração on-line de docentes localizados em diferentes localizações geográficas, além de formar recursos humanos que as usarão para melhorar o desempenho da educação universitária.Associação Brasileira de Educação Médica2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300018Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000300018info:eu-repo/semantics/openAccessÁvila,Rodolfo EstebanSpinelli,Osvaldo M.Ferreira,Ana Silvia S. B. S.Soñez,CarlosSamar,María ElenaFerreira Junior,Rui Seabrapor2011-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000300018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-08-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração docente online na educação universitária
title Colaboração docente online na educação universitária
spellingShingle Colaboração docente online na educação universitária
Ávila,Rodolfo Esteban
Educação de Graduação em Medicina
Educação Virtual
Ferramentas Virtuais
title_short Colaboração docente online na educação universitária
title_full Colaboração docente online na educação universitária
title_fullStr Colaboração docente online na educação universitária
title_full_unstemmed Colaboração docente online na educação universitária
title_sort Colaboração docente online na educação universitária
author Ávila,Rodolfo Esteban
author_facet Ávila,Rodolfo Esteban
Spinelli,Osvaldo M.
Ferreira,Ana Silvia S. B. S.
Soñez,Carlos
Samar,María Elena
Ferreira Junior,Rui Seabra
author_role author
author2 Spinelli,Osvaldo M.
Ferreira,Ana Silvia S. B. S.
Soñez,Carlos
Samar,María Elena
Ferreira Junior,Rui Seabra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila,Rodolfo Esteban
Spinelli,Osvaldo M.
Ferreira,Ana Silvia S. B. S.
Soñez,Carlos
Samar,María Elena
Ferreira Junior,Rui Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Graduação em Medicina
Educação Virtual
Ferramentas Virtuais
topic Educação de Graduação em Medicina
Educação Virtual
Ferramentas Virtuais
description A colaboração docente on-line permite a criação de comunidades virtuais. As ferramentas virtuais de uma equipe em rede permitem criar aulas virtuais em diferentes localizações geográficas. Estes ambientes permitem na educação a transferência do conhecimento entre alunos e docentes, incluindo atividades síncronas e assíncronas. Neste trabalho descrevemos nossa experiência em colaboração docente on-line, utilizando ferramentas virtuais na educação universitária. Os softwares utilizados foram 1-Skype: Software de aplicação para chamadas na Internet (VoIP). 2- LAN: Aula virtual digital disponibilizado em http://www.cevap.unesp.br/abertura.htm. Estas mídias foram utilizadas em dias e locais de transmissão e recepção diferentes. Os temas foram: 1-"Como preparar uma videoconferência", 2-"Importância das TICs na docência Universitária", 3-"Plataformas virtuais com bases de dados automatizadas na busca bibliográfica", 4-"Uso do laboratório virtual no ensino de Biologia Celular, Histologia e Embriologia". As ferramentas virtuais permitem a colaboração on-line de docentes localizados em diferentes localizações geográficas, além de formar recursos humanos que as usarão para melhorar o desempenho da educação universitária.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004646834176