Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquilante,Aline Guerra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Roseli Ferreira da, Avó,Lucimar Retto da Silva de, Gonçalves,Flávia Gomes Pileggi, Souza,Mariza Borges Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200002
Resumo: O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem seu currículo orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a construção das situações-problema (SP) utilizadas na Atividade Curricular Situações-Problema do curso de Medicina da Universidade de 2006 a 2009. Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas as 81 situações-problema trabalhadas da 1ª à 4ª série pelos estudantes da primeira turma. Para tanto, realizou-se um estudo de caso cuja análise descritiva buscou uma abordagem quali-quantitativa. As variáveis analisadas foram: gênero; idade; ocupação; religião; cor da pele; desfecho da situação; fases do processo saúde-doença; cenário; dimensões (biológica, psicológica e social); áreas de competência (cuidado individual, cuidado coletivo, gestão e educação); e áreas de conhecimento. O estudo mostrou que a forma como as SPs estão sendo elaboradas é coerente com a literatura, pois guarda relação com os perfis sociodemográfico e epidemiológico brasileiros. Além disso, a investigação identificou outras características relativas ao formato das SPs, como a redação em diálogos e a opção por situações curtas e longas.
id ABEM-1_58cb4e75b8c6c6b500b8f4bd95fb46fe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000200002
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construçãoEducação de Graduação em MedicinaAprendizagem Baseada em Problemas/métodosAvaliação de Programas CurrículoO curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem seu currículo orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a construção das situações-problema (SP) utilizadas na Atividade Curricular Situações-Problema do curso de Medicina da Universidade de 2006 a 2009. Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas as 81 situações-problema trabalhadas da 1ª à 4ª série pelos estudantes da primeira turma. Para tanto, realizou-se um estudo de caso cuja análise descritiva buscou uma abordagem quali-quantitativa. As variáveis analisadas foram: gênero; idade; ocupação; religião; cor da pele; desfecho da situação; fases do processo saúde-doença; cenário; dimensões (biológica, psicológica e social); áreas de competência (cuidado individual, cuidado coletivo, gestão e educação); e áreas de conhecimento. O estudo mostrou que a forma como as SPs estão sendo elaboradas é coerente com a literatura, pois guarda relação com os perfis sociodemográfico e epidemiológico brasileiros. Além disso, a investigação identificou outras características relativas ao formato das SPs, como a redação em diálogos e a opção por situações curtas e longas.Associação Brasileira de Educação Médica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200002Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000200002info:eu-repo/semantics/openAccessAquilante,Aline GuerraSilva,Roseli Ferreira daAvó,Lucimar Retto da Silva deGonçalves,Flávia Gomes PileggiSouza,Mariza Borges Brito depor2011-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000200002Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-07-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
title Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
spellingShingle Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
Aquilante,Aline Guerra
Educação de Graduação em Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Avaliação de Programas Currículo
title_short Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
title_full Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
title_fullStr Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
title_full_unstemmed Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
title_sort Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção
author Aquilante,Aline Guerra
author_facet Aquilante,Aline Guerra
Silva,Roseli Ferreira da
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Gonçalves,Flávia Gomes Pileggi
Souza,Mariza Borges Brito de
author_role author
author2 Silva,Roseli Ferreira da
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Gonçalves,Flávia Gomes Pileggi
Souza,Mariza Borges Brito de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquilante,Aline Guerra
Silva,Roseli Ferreira da
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Gonçalves,Flávia Gomes Pileggi
Souza,Mariza Borges Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Graduação em Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Avaliação de Programas Currículo
topic Educação de Graduação em Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Avaliação de Programas Currículo
description O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem seu currículo orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a construção das situações-problema (SP) utilizadas na Atividade Curricular Situações-Problema do curso de Medicina da Universidade de 2006 a 2009. Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas as 81 situações-problema trabalhadas da 1ª à 4ª série pelos estudantes da primeira turma. Para tanto, realizou-se um estudo de caso cuja análise descritiva buscou uma abordagem quali-quantitativa. As variáveis analisadas foram: gênero; idade; ocupação; religião; cor da pele; desfecho da situação; fases do processo saúde-doença; cenário; dimensões (biológica, psicológica e social); áreas de competência (cuidado individual, cuidado coletivo, gestão e educação); e áreas de conhecimento. O estudo mostrou que a forma como as SPs estão sendo elaboradas é coerente com a literatura, pois guarda relação com os perfis sociodemográfico e epidemiológico brasileiros. Além disso, a investigação identificou outras características relativas ao formato das SPs, como a redação em diálogos e a opção por situações curtas e longas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004595453952