Prevenção da Neurocisticercose: Avaliação do Conhecimento do Tema entre Médicos e Estudantes de Medicina
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
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Resumo: | Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento a respeito da prevenção da neurocisticercose (NCC) entre estudantes de Medicina, médicos-residentes e médicos. Métodos: no primeiro semestre de 2001, foram avaliados 384 estudantes de Medicina por meio das questões. “O que é neurocisticercose?” e “Como prevenir-se da doença?”. No segundo semestre, as mesmas questões foram aplicadas a 37 médicos residentes e 51 médicos com mais de quatro anos de formação. Resultados: a maioria dos alunos (95,8%) soube definir NCC, mas apenas 45% deram resposta acertada quanto à forma de se prevenir. Entre os médicos residentes o índice de acerto foi, respectivamente, de 97% e 43%, entre os médicos 88% e 41%. Conclusão: é alto o índice de erro tanto entre estudantes (55%), como entre médicos residentes (57%) e médicos (59%) na resposta à forma correta de se prevenir contra a NCC isto sugere, fortemente, a inadequação da forma como o tema é abordado na universidade. |
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Prevenção da Neurocisticercose: Avaliação do Conhecimento do Tema entre Médicos e Estudantes de MedicinaNeurocisticercose - prevenção & controleTeniase - prevenção & controleEstudantes de medicinaCorpo clínico hospitalarResumo: Objetivo: avaliar o conhecimento a respeito da prevenção da neurocisticercose (NCC) entre estudantes de Medicina, médicos-residentes e médicos. Métodos: no primeiro semestre de 2001, foram avaliados 384 estudantes de Medicina por meio das questões. “O que é neurocisticercose?” e “Como prevenir-se da doença?”. No segundo semestre, as mesmas questões foram aplicadas a 37 médicos residentes e 51 médicos com mais de quatro anos de formação. Resultados: a maioria dos alunos (95,8%) soube definir NCC, mas apenas 45% deram resposta acertada quanto à forma de se prevenir. Entre os médicos residentes o índice de acerto foi, respectivamente, de 97% e 43%, entre os médicos 88% e 41%. Conclusão: é alto o índice de erro tanto entre estudantes (55%), como entre médicos residentes (57%) e médicos (59%) na resposta à forma correta de se prevenir contra a NCC isto sugere, fortemente, a inadequação da forma como o tema é abordado na universidade.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200091Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-003info:eu-repo/semantics/openAccessAssencio-Ferreira,Vicente JoséNanci,Marcos Paulo BossettoSantos,Elizangela Calheiro dospor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200091Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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