Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes,Felipe Leite
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva,Gyl Eanes Barros da, Goulart,Leonardo Peres de Melo, Santos,Arthur Cohen Costa dos, Rodrigues,Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro, Diniz Júnior,José
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300402
Resumo: Resumo: Introdução: O ensino híbrido pode ser utilizado como recurso pedagógico às formas tradicionais de ensinar. A ausência de um laboratório de patologia renal pode gerar uma lacuna na formação de médicos residentes em nefrologia. Este estudo descreve como a complementação do conteúdo com o uso de um atlas on-line de patologia renal foi descrita por médicos residentes. Relato de experiência: Um atlas virtual de patologia renal elaborado por preceptores das residências médicas de nefrologia e patologia foi apresentado a oito médicos residentes matriculados no serviço, que, durante 15 dias, incluíram os estudos desse conteúdo em suas atividades. Os residentes avaliaram a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um grupo focal. Discussão: Estratégias de ensino on-line podem ser utilizadas para complementar o conhecimento adquirido durante a residência médica. No entanto, é importante que essa etapa da estratégia de ensino híbrido seja motivadora na visão do estudante e se adapte ao momento vivenciado pelos médicos residentes, os quais já possuem carga de trabalho determinada. Esses pontos estiveram entre os temas emergentes na análise temática do conteúdo do grupo focal, que também incluiu sugestões dos alunos em como modificar a apresentação do conteúdo. Conclusão: A inserção de estratégias de ensino híbrido pode auxiliar a formação dos médicos residentes, bem como abrir espaço para a produção discente. Parcerias interinstitucionais devem ser desenvolvidas para suprir barreiras à elaboração de e-learning pelos formadores médicos.
id ABEM-1_65ab2ab21b512e02f194c6967c34a74f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000300402
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relatoTecnologia EducacionalPatologiaNefrologiaResumo: Introdução: O ensino híbrido pode ser utilizado como recurso pedagógico às formas tradicionais de ensinar. A ausência de um laboratório de patologia renal pode gerar uma lacuna na formação de médicos residentes em nefrologia. Este estudo descreve como a complementação do conteúdo com o uso de um atlas on-line de patologia renal foi descrita por médicos residentes. Relato de experiência: Um atlas virtual de patologia renal elaborado por preceptores das residências médicas de nefrologia e patologia foi apresentado a oito médicos residentes matriculados no serviço, que, durante 15 dias, incluíram os estudos desse conteúdo em suas atividades. Os residentes avaliaram a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um grupo focal. Discussão: Estratégias de ensino on-line podem ser utilizadas para complementar o conhecimento adquirido durante a residência médica. No entanto, é importante que essa etapa da estratégia de ensino híbrido seja motivadora na visão do estudante e se adapte ao momento vivenciado pelos médicos residentes, os quais já possuem carga de trabalho determinada. Esses pontos estiveram entre os temas emergentes na análise temática do conteúdo do grupo focal, que também incluiu sugestões dos alunos em como modificar a apresentação do conteúdo. Conclusão: A inserção de estratégias de ensino híbrido pode auxiliar a formação dos médicos residentes, bem como abrir espaço para a produção discente. Parcerias interinstitucionais devem ser desenvolvidas para suprir barreiras à elaboração de e-learning pelos formadores médicos.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300402Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.3-20210349info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes,Felipe LeiteSilva,Gyl Eanes Barros daGoulart,Leonardo Peres de MeloSantos,Arthur Cohen Costa dosRodrigues,Anna Giselle Câmara Dantas RibeiroDiniz Júnior,Josépor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000300402Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-08-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
title Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
spellingShingle Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
Guedes,Felipe Leite
Tecnologia Educacional
Patologia
Nefrologia
title_short Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
title_full Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
title_fullStr Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
title_full_unstemmed Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
title_sort Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato
author Guedes,Felipe Leite
author_facet Guedes,Felipe Leite
Silva,Gyl Eanes Barros da
Goulart,Leonardo Peres de Melo
Santos,Arthur Cohen Costa dos
Rodrigues,Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro
Diniz Júnior,José
author_role author
author2 Silva,Gyl Eanes Barros da
Goulart,Leonardo Peres de Melo
Santos,Arthur Cohen Costa dos
Rodrigues,Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro
Diniz Júnior,José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes,Felipe Leite
Silva,Gyl Eanes Barros da
Goulart,Leonardo Peres de Melo
Santos,Arthur Cohen Costa dos
Rodrigues,Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro
Diniz Júnior,José
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Patologia
Nefrologia
topic Tecnologia Educacional
Patologia
Nefrologia
description Resumo: Introdução: O ensino híbrido pode ser utilizado como recurso pedagógico às formas tradicionais de ensinar. A ausência de um laboratório de patologia renal pode gerar uma lacuna na formação de médicos residentes em nefrologia. Este estudo descreve como a complementação do conteúdo com o uso de um atlas on-line de patologia renal foi descrita por médicos residentes. Relato de experiência: Um atlas virtual de patologia renal elaborado por preceptores das residências médicas de nefrologia e patologia foi apresentado a oito médicos residentes matriculados no serviço, que, durante 15 dias, incluíram os estudos desse conteúdo em suas atividades. Os residentes avaliaram a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um grupo focal. Discussão: Estratégias de ensino on-line podem ser utilizadas para complementar o conhecimento adquirido durante a residência médica. No entanto, é importante que essa etapa da estratégia de ensino híbrido seja motivadora na visão do estudante e se adapte ao momento vivenciado pelos médicos residentes, os quais já possuem carga de trabalho determinada. Esses pontos estiveram entre os temas emergentes na análise temática do conteúdo do grupo focal, que também incluiu sugestões dos alunos em como modificar a apresentação do conteúdo. Conclusão: A inserção de estratégias de ensino híbrido pode auxiliar a formação dos médicos residentes, bem como abrir espaço para a produção discente. Parcerias interinstitucionais devem ser desenvolvidas para suprir barreiras à elaboração de e-learning pelos formadores médicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300402
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000300402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.3-20210349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.3 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009421000704