A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099 |
Resumo: | Resumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano. |
id |
ABEM-1_6a5c9510899ac0b54a4b019194bb366a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000200099 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação MédicaRelação Médico-PacienteSaúde HolísticaSatisfação no EmpregoEducação MédicaResumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-014info:eu-repo/semantics/openAccessGrosseman,SuelyPatrício,Zuleica Mariapor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200099Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
title |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
spellingShingle |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica Grosseman,Suely Relação Médico-Paciente Saúde Holística Satisfação no Emprego Educação Médica |
title_short |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
title_full |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
title_fullStr |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
title_full_unstemmed |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
title_sort |
A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica |
author |
Grosseman,Suely |
author_facet |
Grosseman,Suely Patrício,Zuleica Maria |
author_role |
author |
author2 |
Patrício,Zuleica Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grosseman,Suely Patrício,Zuleica Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Médico-Paciente Saúde Holística Satisfação no Emprego Educação Médica |
topic |
Relação Médico-Paciente Saúde Holística Satisfação no Emprego Educação Médica |
description |
Resumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.2-014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003422097408 |