A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosseman,Suely
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Patrício,Zuleica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099
Resumo: Resumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano.
id ABEM-1_6a5c9510899ac0b54a4b019194bb366a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000200099
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação MédicaRelação Médico-PacienteSaúde HolísticaSatisfação no EmpregoEducação MédicaResumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-014info:eu-repo/semantics/openAccessGrosseman,SuelyPatrício,Zuleica Mariapor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200099Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
title A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
spellingShingle A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
Grosseman,Suely
Relação Médico-Paciente
Saúde Holística
Satisfação no Emprego
Educação Médica
title_short A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
title_full A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
title_fullStr A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
title_full_unstemmed A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
title_sort A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica
author Grosseman,Suely
author_facet Grosseman,Suely
Patrício,Zuleica Maria
author_role author
author2 Patrício,Zuleica Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grosseman,Suely
Patrício,Zuleica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Relação Médico-Paciente
Saúde Holística
Satisfação no Emprego
Educação Médica
topic Relação Médico-Paciente
Saúde Holística
Satisfação no Emprego
Educação Médica
description Resumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.2-014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003422097408