Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Votre,Sebastião Josué
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rosa,Maria Carlota, Salis,Lucia Helena Alvares, Carvalho,Diana Maul de, Silva,Nelson Albuquerque de Souza e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400016
Resumo: Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente geradores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores
id ABEM-1_6d39087480eb2ea76cc5952673b7461a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000400016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamneseRelações médico-pacienteMétodosAnamneseComunicaçãoPrincípio cooperativo de GriceEste trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente geradores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autoresAssociação Brasileira de Educação Médica2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400016Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000400016info:eu-repo/semantics/openAccessVotre,Sebastião JosuéRosa,Maria CarlotaSalis,Lucia Helena AlvaresCarvalho,Diana Maul deSilva,Nelson Albuquerque de Souza epor2010-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000400016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-01-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
title Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
spellingShingle Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
Votre,Sebastião Josué
Relações médico-paciente
Métodos
Anamnese
Comunicação
Princípio cooperativo de Grice
title_short Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
title_full Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
title_fullStr Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
title_full_unstemmed Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
title_sort Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese
author Votre,Sebastião Josué
author_facet Votre,Sebastião Josué
Rosa,Maria Carlota
Salis,Lucia Helena Alvares
Carvalho,Diana Maul de
Silva,Nelson Albuquerque de Souza e
author_role author
author2 Rosa,Maria Carlota
Salis,Lucia Helena Alvares
Carvalho,Diana Maul de
Silva,Nelson Albuquerque de Souza e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Votre,Sebastião Josué
Rosa,Maria Carlota
Salis,Lucia Helena Alvares
Carvalho,Diana Maul de
Silva,Nelson Albuquerque de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Relações médico-paciente
Métodos
Anamnese
Comunicação
Princípio cooperativo de Grice
topic Relações médico-paciente
Métodos
Anamnese
Comunicação
Princípio cooperativo de Grice
description Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente geradores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004217966592