Concepção dos Professores do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique,Flávia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Ros,Marco Aurélio Da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200093
Resumo: Resumo: A implementação efetiva do Sistema Único de Saúde (SUS), que nasce com ao Constituição de 1998, necessita, entre outras premissas, da capacitação de recursos humanos. Conforme a Lei de Diretrizes Curriculares de 2001 para o curso de medicina, há uma determinação de que a formação acadêmica deve ser pautada pelos princípios do SUS e se voltar para suprir a necessidade deste sistema com resolutividade e qualidade. Segundo o relatório da Cinaem, um dos principais determinantes da formação médica são os docentes do ensino supeior. Com base nestes pressupostos, desenvolveu-se uma pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de compreender as concepções dos professores de medicina acerca do SUS. Nesta pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, que se buscou na anpalise do conteúdo de fala de nove entrevistados e possibilitou a observação e participação dos usuários. Verificou-se que os professores pesquisados não conhecem os princípios do SUS de forma satisfatória e o que a Constituição diz a respeito da saúde, discordam da abrangência da atenção oferecida pelo SUS e desconhecem como se dá o controle social do sistema.
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