Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,José Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro,Maria Mônica Freitas, Amaral,Carlos Faria Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200012
Resumo: Este estudo comparou a atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente de uma escola de currículo tradicional (CT) com outra de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) de uma mesma universidade privada. Para a avaliação da atitude, foi utilizada a escala PPOS (Patient-Practitioner Orientation Scale). A coleta de dados abrangeu 132 estudantes da escola de ABP e 142 da escola de CT. O valor do escore total da PPOS (ETPPOS) para toda a amostra na escola de ABP foi de 4,62 e na escola de CT foi de 4,45 (p = 0,002), significando atitudes mais centradas no paciente na primeira. O ETPPOS entre os homens, no décimo período, apresentou aumento significante na escola de ABP. Em ambas as escolas, as mulheres apresentaram atitudes de maior compartilhamento de decisões com os pacientes em relação aos homens. A análise de regressão multivariada demonstrou que os valores dos escores da PPOS foram explicados apenas pela variável escola. Este estudo encontrou atitudes mais centradas no paciente na escola de ABP, que poderiam ser atribuídas ao modelo curricular, uma vez que as escolas estudadas diferem basicamente em relação a esse aspecto.
id ABEM-1_6f264ac3e8c6ae04055e107c7cf89e04
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000200012
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógicoAssistência Centrada no PacienteRelações Médico-PacienteEducação MédicaEste estudo comparou a atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente de uma escola de currículo tradicional (CT) com outra de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) de uma mesma universidade privada. Para a avaliação da atitude, foi utilizada a escala PPOS (Patient-Practitioner Orientation Scale). A coleta de dados abrangeu 132 estudantes da escola de ABP e 142 da escola de CT. O valor do escore total da PPOS (ETPPOS) para toda a amostra na escola de ABP foi de 4,62 e na escola de CT foi de 4,45 (p = 0,002), significando atitudes mais centradas no paciente na primeira. O ETPPOS entre os homens, no décimo período, apresentou aumento significante na escola de ABP. Em ambas as escolas, as mulheres apresentaram atitudes de maior compartilhamento de decisões com os pacientes em relação aos homens. A análise de regressão multivariada demonstrou que os valores dos escores da PPOS foram explicados apenas pela variável escola. Este estudo encontrou atitudes mais centradas no paciente na escola de ABP, que poderiam ser atribuídas ao modelo curricular, uma vez que as escolas estudadas diferem basicamente em relação a esse aspecto.Associação Brasileira de Educação Médica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200012Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000200012info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,José MariaRibeiro,Maria Mônica FreitasAmaral,Carlos Faria Santospor2011-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000200012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-07-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
title Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
spellingShingle Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
Peixoto,José Maria
Assistência Centrada no Paciente
Relações Médico-Paciente
Educação Médica
title_short Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
title_full Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
title_fullStr Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
title_full_unstemmed Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
title_sort Atitude do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente x modelo pedagógico
author Peixoto,José Maria
author_facet Peixoto,José Maria
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Amaral,Carlos Faria Santos
author_role author
author2 Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Amaral,Carlos Faria Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,José Maria
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Amaral,Carlos Faria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Centrada no Paciente
Relações Médico-Paciente
Educação Médica
topic Assistência Centrada no Paciente
Relações Médico-Paciente
Educação Médica
description Este estudo comparou a atitude do estudante de Medicina a respeito da relação médico-paciente de uma escola de currículo tradicional (CT) com outra de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) de uma mesma universidade privada. Para a avaliação da atitude, foi utilizada a escala PPOS (Patient-Practitioner Orientation Scale). A coleta de dados abrangeu 132 estudantes da escola de ABP e 142 da escola de CT. O valor do escore total da PPOS (ETPPOS) para toda a amostra na escola de ABP foi de 4,62 e na escola de CT foi de 4,45 (p = 0,002), significando atitudes mais centradas no paciente na primeira. O ETPPOS entre os homens, no décimo período, apresentou aumento significante na escola de ABP. Em ambas as escolas, as mulheres apresentaram atitudes de maior compartilhamento de decisões com os pacientes em relação aos homens. A análise de regressão multivariada demonstrou que os valores dos escores da PPOS foram explicados apenas pela variável escola. Este estudo encontrou atitudes mais centradas no paciente na escola de ABP, que poderiam ser atribuídas ao modelo curricular, uma vez que as escolas estudadas diferem basicamente em relação a esse aspecto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004611182592