“Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto,Vanessa Brito Miguel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sampaio,Bernardo Pires, Santos,Candice Messias Barbosa, Almeida,Igor Santos de, Santos,Nicolle Guimarães Souza, Santos,Daniel Cézar, Coelho,Fátima Luísa Penha, Menezes,Tallita Anny Matos de, Correia,Gustavo Soares, Medeiros,Scarlet Cardoso, Guzman,Julio Lenin Diaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000100030
Resumo: RESUMO O câncer de mama pode ser considerado, atualmente, um problema de saúde pública devido a sua crescente incidência e índices de letalidade. Diante disso, o movimento Outubro Rosa visa chamar a atenção da população a respeito dessas neoplasia em mulheres de todo o mundo, de modo que suas ações têm por objetivo comum realizar o diagnóstico precoce no intuito de diminuir a mortalidade em decorrência dessa neoplasia. Dessa forma, o presente artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Módulo de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III (Piesc III), numa ação conjunta com a Equipe de Saúde da Família (ESF) de Iguape, em Ilhéus (BA), no contexto do movimento Outubro Rosa, objetivando também compartilhar considerações sobre a formação médica levantadas pelo grupo acerca da vivência descrita. No período, realizou-se abordagem inicial na sala de espera, anamnese dirigida e foi feito o exame físico das mamas das pacientes que compareceram à Unidade de Saúde da Família. A experiência não consistiu apenas em identificar pacientes com suspeita de câncer de mama e quantificar os dados, mas numa oportunidade de exercício da Educação e Comunicação em Saúde e de desenvolvimento da relação médico-paciente. Ainda permitiu aos acadêmicos reconhecer e entender melhor as dificuldades das usuárias em relação à prevenção e promoção da saúde das mamas, sendo que se observou que diversas mulheres não estavam familiarizadas com os temas abordados. O estudante de Medicina precisa compreender que o conhecimento teórico-prático se reconstrói em cada paciente com contexto histórico específico e com diferentes visões e interpretações dos conceitos de saúde e doença. Além disso, o profissional médico deve exercitar, desde a graduação, habilidades que extrapolam o ortodoxo trabalho médico, assumindo também uma postura de multiplicador de cidadania, um agente propagador de direitos e deveres.
id ABEM-1_70cbea0d2cbfce3e278cc6d8ec71ec96
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022017000100030
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação MédicaNeoplasias da MamaPrevenção de Câncer de MamaEducação MédicaRESUMO O câncer de mama pode ser considerado, atualmente, um problema de saúde pública devido a sua crescente incidência e índices de letalidade. Diante disso, o movimento Outubro Rosa visa chamar a atenção da população a respeito dessas neoplasia em mulheres de todo o mundo, de modo que suas ações têm por objetivo comum realizar o diagnóstico precoce no intuito de diminuir a mortalidade em decorrência dessa neoplasia. Dessa forma, o presente artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Módulo de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III (Piesc III), numa ação conjunta com a Equipe de Saúde da Família (ESF) de Iguape, em Ilhéus (BA), no contexto do movimento Outubro Rosa, objetivando também compartilhar considerações sobre a formação médica levantadas pelo grupo acerca da vivência descrita. No período, realizou-se abordagem inicial na sala de espera, anamnese dirigida e foi feito o exame físico das mamas das pacientes que compareceram à Unidade de Saúde da Família. A experiência não consistiu apenas em identificar pacientes com suspeita de câncer de mama e quantificar os dados, mas numa oportunidade de exercício da Educação e Comunicação em Saúde e de desenvolvimento da relação médico-paciente. Ainda permitiu aos acadêmicos reconhecer e entender melhor as dificuldades das usuárias em relação à prevenção e promoção da saúde das mamas, sendo que se observou que diversas mulheres não estavam familiarizadas com os temas abordados. O estudante de Medicina precisa compreender que o conhecimento teórico-prático se reconstrói em cada paciente com contexto histórico específico e com diferentes visões e interpretações dos conceitos de saúde e doença. Além disso, o profissional médico deve exercitar, desde a graduação, habilidades que extrapolam o ortodoxo trabalho médico, assumindo também uma postura de multiplicador de cidadania, um agente propagador de direitos e deveres.Associação Brasileira de Educação Médica2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000100030Revista Brasileira de Educação Médica v.41 n.1 2017reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v41n1rb20160005info:eu-repo/semantics/openAccessCouto,Vanessa Brito MiguelSampaio,Bernardo PiresSantos,Candice Messias BarbosaAlmeida,Igor Santos deSantos,Nicolle Guimarães SouzaSantos,Daniel CézarCoelho,Fátima Luísa PenhaMenezes,Tallita Anny Matos deCorreia,Gustavo SoaresMedeiros,Scarlet CardosoGuzman,Julio Lenin Diazpor2017-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022017000100030Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-05-03T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
title “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
spellingShingle “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
Couto,Vanessa Brito Miguel
Neoplasias da Mama
Prevenção de Câncer de Mama
Educação Médica
title_short “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
title_full “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
title_fullStr “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
title_full_unstemmed “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
title_sort “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica
author Couto,Vanessa Brito Miguel
author_facet Couto,Vanessa Brito Miguel
Sampaio,Bernardo Pires
Santos,Candice Messias Barbosa
Almeida,Igor Santos de
Santos,Nicolle Guimarães Souza
Santos,Daniel Cézar
Coelho,Fátima Luísa Penha
Menezes,Tallita Anny Matos de
Correia,Gustavo Soares
Medeiros,Scarlet Cardoso
Guzman,Julio Lenin Diaz
author_role author
author2 Sampaio,Bernardo Pires
Santos,Candice Messias Barbosa
Almeida,Igor Santos de
Santos,Nicolle Guimarães Souza
Santos,Daniel Cézar
Coelho,Fátima Luísa Penha
Menezes,Tallita Anny Matos de
Correia,Gustavo Soares
Medeiros,Scarlet Cardoso
Guzman,Julio Lenin Diaz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto,Vanessa Brito Miguel
Sampaio,Bernardo Pires
Santos,Candice Messias Barbosa
Almeida,Igor Santos de
Santos,Nicolle Guimarães Souza
Santos,Daniel Cézar
Coelho,Fátima Luísa Penha
Menezes,Tallita Anny Matos de
Correia,Gustavo Soares
Medeiros,Scarlet Cardoso
Guzman,Julio Lenin Diaz
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias da Mama
Prevenção de Câncer de Mama
Educação Médica
topic Neoplasias da Mama
Prevenção de Câncer de Mama
Educação Médica
description RESUMO O câncer de mama pode ser considerado, atualmente, um problema de saúde pública devido a sua crescente incidência e índices de letalidade. Diante disso, o movimento Outubro Rosa visa chamar a atenção da população a respeito dessas neoplasia em mulheres de todo o mundo, de modo que suas ações têm por objetivo comum realizar o diagnóstico precoce no intuito de diminuir a mortalidade em decorrência dessa neoplasia. Dessa forma, o presente artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Módulo de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III (Piesc III), numa ação conjunta com a Equipe de Saúde da Família (ESF) de Iguape, em Ilhéus (BA), no contexto do movimento Outubro Rosa, objetivando também compartilhar considerações sobre a formação médica levantadas pelo grupo acerca da vivência descrita. No período, realizou-se abordagem inicial na sala de espera, anamnese dirigida e foi feito o exame físico das mamas das pacientes que compareceram à Unidade de Saúde da Família. A experiência não consistiu apenas em identificar pacientes com suspeita de câncer de mama e quantificar os dados, mas numa oportunidade de exercício da Educação e Comunicação em Saúde e de desenvolvimento da relação médico-paciente. Ainda permitiu aos acadêmicos reconhecer e entender melhor as dificuldades das usuárias em relação à prevenção e promoção da saúde das mamas, sendo que se observou que diversas mulheres não estavam familiarizadas com os temas abordados. O estudante de Medicina precisa compreender que o conhecimento teórico-prático se reconstrói em cada paciente com contexto histórico específico e com diferentes visões e interpretações dos conceitos de saúde e doença. Além disso, o profissional médico deve exercitar, desde a graduação, habilidades que extrapolam o ortodoxo trabalho médico, assumindo também uma postura de multiplicador de cidadania, um agente propagador de direitos e deveres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000100030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v41n1rb20160005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.41 n.1 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006478696448