Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Teixeira,Maria Teresa Bustamante, Neves,Hugo Silva, Oliveira,Leonardo de Resende Sousa, Garcia,Luiz Alberto Otoni, Cunha,Pedro Henrique Martins da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400006
Resumo: No Brasil, há um déficit de vagas para Residência Médica (RM) e maior concorrência em determinadas especialidades ou regiões, propiciando o crescimento dos Cursos Preparatórios (CPs) para provas de RM. Os acadêmicos, cada vez mais, deixam atividades curriculares em segundo plano e se matriculam nesses cursinhos. Mediante um questionário dirigido aos candidatos do concurso de RM do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), realizou-se um estudo para avaliar a efetividade da preparação de alunos em CPs. A adesão foi de 74,7% dos 368 concorrentes, sendo que a maioria freqüentou CPs (72%). Não houve diferença significativa de aprovação entre os candidatos que se prepararam em CPs e os que não os freqüentaram. Já a média das notas dos candidatos que freqüentaram CPs foi 4,07 pontos maior (66,89 contra 62,82, p < 0,05). Conclui-se que, no modelo tradicional de avaliação, cuja prova teórica corresponde a 90% da nota final, a preparação dos alunos que freqüentaram CPs é mais eficaz, o que enaltece a memorização em detrimento de habilidades médicas. Nesse contexto, pode-se considerar o modelo 50/50, em que a prova prática corresponde a 50% da nota final, uma proposta adequada.
id ABEM-1_79d533c9d1caef690d6024de7e694aff
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000400006
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médicaInternato e residênciaEnsinoAprendizagemNo Brasil, há um déficit de vagas para Residência Médica (RM) e maior concorrência em determinadas especialidades ou regiões, propiciando o crescimento dos Cursos Preparatórios (CPs) para provas de RM. Os acadêmicos, cada vez mais, deixam atividades curriculares em segundo plano e se matriculam nesses cursinhos. Mediante um questionário dirigido aos candidatos do concurso de RM do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), realizou-se um estudo para avaliar a efetividade da preparação de alunos em CPs. A adesão foi de 74,7% dos 368 concorrentes, sendo que a maioria freqüentou CPs (72%). Não houve diferença significativa de aprovação entre os candidatos que se prepararam em CPs e os que não os freqüentaram. Já a média das notas dos candidatos que freqüentaram CPs foi 4,07 pontos maior (66,89 contra 62,82, p < 0,05). Conclui-se que, no modelo tradicional de avaliação, cuja prova teórica corresponde a 90% da nota final, a preparação dos alunos que freqüentaram CPs é mais eficaz, o que enaltece a memorização em detrimento de habilidades médicas. Nesse contexto, pode-se considerar o modelo 50/50, em que a prova prática corresponde a 50% da nota final, uma proposta adequada.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400006Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400006info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Isabel Cristina GonçalvesTeixeira,Maria Teresa BustamanteNeves,Hugo SilvaOliveira,Leonardo de Resende SousaGarcia,Luiz Alberto OtoniCunha,Pedro Henrique Martins dapor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
title Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
spellingShingle Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Internato e residência
Ensino
Aprendizagem
title_short Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
title_full Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
title_fullStr Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
title_full_unstemmed Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
title_sort Avaliação da efetividade dos cursos preparatórios para residência médica
author Leite,Isabel Cristina Gonçalves
author_facet Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Teixeira,Maria Teresa Bustamante
Neves,Hugo Silva
Oliveira,Leonardo de Resende Sousa
Garcia,Luiz Alberto Otoni
Cunha,Pedro Henrique Martins da
author_role author
author2 Teixeira,Maria Teresa Bustamante
Neves,Hugo Silva
Oliveira,Leonardo de Resende Sousa
Garcia,Luiz Alberto Otoni
Cunha,Pedro Henrique Martins da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Teixeira,Maria Teresa Bustamante
Neves,Hugo Silva
Oliveira,Leonardo de Resende Sousa
Garcia,Luiz Alberto Otoni
Cunha,Pedro Henrique Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Internato e residência
Ensino
Aprendizagem
topic Internato e residência
Ensino
Aprendizagem
description No Brasil, há um déficit de vagas para Residência Médica (RM) e maior concorrência em determinadas especialidades ou regiões, propiciando o crescimento dos Cursos Preparatórios (CPs) para provas de RM. Os acadêmicos, cada vez mais, deixam atividades curriculares em segundo plano e se matriculam nesses cursinhos. Mediante um questionário dirigido aos candidatos do concurso de RM do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), realizou-se um estudo para avaliar a efetividade da preparação de alunos em CPs. A adesão foi de 74,7% dos 368 concorrentes, sendo que a maioria freqüentou CPs (72%). Não houve diferença significativa de aprovação entre os candidatos que se prepararam em CPs e os que não os freqüentaram. Já a média das notas dos candidatos que freqüentaram CPs foi 4,07 pontos maior (66,89 contra 62,82, p < 0,05). Conclui-se que, no modelo tradicional de avaliação, cuja prova teórica corresponde a 90% da nota final, a preparação dos alunos que freqüentaram CPs é mais eficaz, o que enaltece a memorização em detrimento de habilidades médicas. Nesse contexto, pode-se considerar o modelo 50/50, em que a prova prática corresponde a 50% da nota final, uma proposta adequada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003878227968