Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taborda,Marcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rangel,Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400694
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas sobre aprender com apoio da internet. Na pesquisa, foi utilizada a técnica das evocações livres, fundamentada na abordagem estrutural. Identificou-se que a representação social dos sujeitos sobre a temática apresenta uma estrutura da qual participam elementos avaliados pelos próprios sujeitos positivamente e que estão interligados, observando-se uma coerência entre os elementos evocados. Os prováveis elementos que compõem o núcleo central identificados pelos termos “facilidade” e “praticidade” demonstram o caráter funcional e normativo da representação. A primeira e segunda periferias apresentam elementos que complementam e reforçam o possível núcleo central com termos ligados à cultura do fast food. A fim de reverter um possível uso reduzido das tecnologias, conclui-se que a inserção da temática sobre o uso da internet deve estar presente de forma transversalizada às disciplinas dos cursos de formação inicial e permanente dos profissionais de saúde.
id ABEM-1_83315e269a60ac603b1e6a0caeaf9160
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000400694
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e InternetMédicoEnfermeiroCirurgião-DentistaRepresentações SociaisInternetAprendizagemRESUMO O objetivo deste artigo é apresentar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas sobre aprender com apoio da internet. Na pesquisa, foi utilizada a técnica das evocações livres, fundamentada na abordagem estrutural. Identificou-se que a representação social dos sujeitos sobre a temática apresenta uma estrutura da qual participam elementos avaliados pelos próprios sujeitos positivamente e que estão interligados, observando-se uma coerência entre os elementos evocados. Os prováveis elementos que compõem o núcleo central identificados pelos termos “facilidade” e “praticidade” demonstram o caráter funcional e normativo da representação. A primeira e segunda periferias apresentam elementos que complementam e reforçam o possível núcleo central com termos ligados à cultura do fast food. A fim de reverter um possível uso reduzido das tecnologias, conclui-se que a inserção da temática sobre o uso da internet deve estar presente de forma transversalizada às disciplinas dos cursos de formação inicial e permanente dos profissionais de saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400694Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e01582015info:eu-repo/semantics/openAccessTaborda,MarciaRangel,Marypor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400694Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
title Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
spellingShingle Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
Taborda,Marcia
Médico
Enfermeiro
Cirurgião-Dentista
Representações Sociais
Internet
Aprendizagem
title_short Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
title_full Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
title_fullStr Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
title_full_unstemmed Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
title_sort Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet
author Taborda,Marcia
author_facet Taborda,Marcia
Rangel,Mary
author_role author
author2 Rangel,Mary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taborda,Marcia
Rangel,Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Médico
Enfermeiro
Cirurgião-Dentista
Representações Sociais
Internet
Aprendizagem
topic Médico
Enfermeiro
Cirurgião-Dentista
Representações Sociais
Internet
Aprendizagem
description RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas sobre aprender com apoio da internet. Na pesquisa, foi utilizada a técnica das evocações livres, fundamentada na abordagem estrutural. Identificou-se que a representação social dos sujeitos sobre a temática apresenta uma estrutura da qual participam elementos avaliados pelos próprios sujeitos positivamente e que estão interligados, observando-se uma coerência entre os elementos evocados. Os prováveis elementos que compõem o núcleo central identificados pelos termos “facilidade” e “praticidade” demonstram o caráter funcional e normativo da representação. A primeira e segunda periferias apresentam elementos que complementam e reforçam o possível núcleo central com termos ligados à cultura do fast food. A fim de reverter um possível uso reduzido das tecnologias, conclui-se que a inserção da temática sobre o uso da internet deve estar presente de forma transversalizada às disciplinas dos cursos de formação inicial e permanente dos profissionais de saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400694
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n4e01582015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006455627776