O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Silva Reis dos
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300005
Resumo: Resumo: A educação médica permanece um desafio para professores, pesquisadores e planejadores de saúde. A sociedade atual, em permanente mudança, requer que profissionais médicos sejam tecnicamente competentes, humanos e capazes de resolver problemas em contextos situacionais diferentes. Tradicionalmente o ensino médico tem valorizado a memorização de fatos, tomando o aluno um recipiente passivo de informação. O aprendizado baseado em problemas (PBL), implementado há 20 anos na Universidade de McMaster, pretende tornar os alunos elementos ativos, independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado, capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A experiência de ensino se dá em pequenos grupos e o papel básico do professor é de facilitador. O grupo é exposto a um caso clínico e os participantes devem identificar tópicos de aprendizado e buscar informações. Mais do que o conteúdo, o processo de aprendizado é valorizado. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de avaliar os resultados dessa estratégia educacional, hoje bastante difundida. Apesar de ainda não serem conclusivos, os estudos sugerem que PBL é uma experiência válida. A resistência à mudança e outras limitações devem ser consideradas para sua implementação.
id ABEM-1_875dcf742aee1e966ae94f8eb5b6a71a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021994000300005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)Educação MédicaAprendizagem/métodosCurriculumResumo: A educação médica permanece um desafio para professores, pesquisadores e planejadores de saúde. A sociedade atual, em permanente mudança, requer que profissionais médicos sejam tecnicamente competentes, humanos e capazes de resolver problemas em contextos situacionais diferentes. Tradicionalmente o ensino médico tem valorizado a memorização de fatos, tomando o aluno um recipiente passivo de informação. O aprendizado baseado em problemas (PBL), implementado há 20 anos na Universidade de McMaster, pretende tornar os alunos elementos ativos, independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado, capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A experiência de ensino se dá em pequenos grupos e o papel básico do professor é de facilitador. O grupo é exposto a um caso clínico e os participantes devem identificar tópicos de aprendizado e buscar informações. Mais do que o conteúdo, o processo de aprendizado é valorizado. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de avaliar os resultados dessa estratégia educacional, hoje bastante difundida. Apesar de ainda não serem conclusivos, os estudos sugerem que PBL é uma experiência válida. A resistência à mudança e outras limitações devem ser consideradas para sua implementação.Associação Brasileira de Educação Médica1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.3 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.3-005info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Silva Reis dospor2021-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
title O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
spellingShingle O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
Santos,Silva Reis dos
Educação Médica
Aprendizagem/métodos
Curriculum
title_short O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
title_full O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
title_fullStr O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
title_full_unstemmed O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
title_sort O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL)
author Santos,Silva Reis dos
author_facet Santos,Silva Reis dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Silva Reis dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Aprendizagem/métodos
Curriculum
topic Educação Médica
Aprendizagem/métodos
Curriculum
description Resumo: A educação médica permanece um desafio para professores, pesquisadores e planejadores de saúde. A sociedade atual, em permanente mudança, requer que profissionais médicos sejam tecnicamente competentes, humanos e capazes de resolver problemas em contextos situacionais diferentes. Tradicionalmente o ensino médico tem valorizado a memorização de fatos, tomando o aluno um recipiente passivo de informação. O aprendizado baseado em problemas (PBL), implementado há 20 anos na Universidade de McMaster, pretende tornar os alunos elementos ativos, independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado, capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A experiência de ensino se dá em pequenos grupos e o papel básico do professor é de facilitador. O grupo é exposto a um caso clínico e os participantes devem identificar tópicos de aprendizado e buscar informações. Mais do que o conteúdo, o processo de aprendizado é valorizado. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de avaliar os resultados dessa estratégia educacional, hoje bastante difundida. Apesar de ainda não serem conclusivos, os estudos sugerem que PBL é uma experiência válida. A resistência à mudança e outras limitações devem ser consideradas para sua implementação.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v18.3-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.3 1994
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002753105920