Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior,Claudio José dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Misael,Jailton Rocha, Silva,Maria Rosa da, Gomes,Valmir de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100072
Resumo: RESUMO A fragmentação curricular e a separação entre as diversas dimensões da formação médica têm sido responsáveis por incitar o debate sobre a necessidade de lançar mão de estratégias que promovam maior proximidade entre o que se ensina nos cursos de graduação em Medicina e o que, de fato, faz parte do dia a dia dos profissionais de saúde em seus campos de trabalho. Dessa forma, diversas são as propostas de atualização do currículo que vêm sendo discutidas no âmbito das escolas médicas e demais setores envolvidos com a formação profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever vivências e contribuições das ações realizadas durante o desenvolvimento de dois eixos disciplinares do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), os quais centram suas propostas em promover a articulação entre ensino, serviço e comunidade, inserindo o discente do primeiro ano do referido curso em cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho do tipo “relato de experiência”, e, para a sua construção, foram empregadas as reflexões dos autores-participantes das disciplinas acerca das ações por eles experimentadas. Utilizando fundamentos advindos da Saúde Coletiva e das ciências humanas e sociais, as experiências pedagógicas e métodos de aprendizagem proporcionados foram capazes de levar os alunos a entenderem, na prática, o funcionamento do SUS e suas dimensões política e administrativa, além de fazerem reflexões acerca dos conceitos de saúde-doença a partir da inserção em vivências práticas na comunidade. Tais atividades configuraram experiências altamente enriquecedoras e espaços privilegiados de formação acadêmica e cidadã para o futuro da atuação profissional em medicina. Ademais, fornecem ferramentas efetivas para a aplicação do que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam para uma formação médica alinhada às necessidades da comunidade e do SUS.
id ABEM-1_88fdc204789a24582ce19f7591f1d6c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022019000100072
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-AprendizagemEducação MédicaIntegração Ensino-ServiçoAssistência Integral à SaúdeSaúde PúblicaRESUMO A fragmentação curricular e a separação entre as diversas dimensões da formação médica têm sido responsáveis por incitar o debate sobre a necessidade de lançar mão de estratégias que promovam maior proximidade entre o que se ensina nos cursos de graduação em Medicina e o que, de fato, faz parte do dia a dia dos profissionais de saúde em seus campos de trabalho. Dessa forma, diversas são as propostas de atualização do currículo que vêm sendo discutidas no âmbito das escolas médicas e demais setores envolvidos com a formação profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever vivências e contribuições das ações realizadas durante o desenvolvimento de dois eixos disciplinares do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), os quais centram suas propostas em promover a articulação entre ensino, serviço e comunidade, inserindo o discente do primeiro ano do referido curso em cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho do tipo “relato de experiência”, e, para a sua construção, foram empregadas as reflexões dos autores-participantes das disciplinas acerca das ações por eles experimentadas. Utilizando fundamentos advindos da Saúde Coletiva e das ciências humanas e sociais, as experiências pedagógicas e métodos de aprendizagem proporcionados foram capazes de levar os alunos a entenderem, na prática, o funcionamento do SUS e suas dimensões política e administrativa, além de fazerem reflexões acerca dos conceitos de saúde-doença a partir da inserção em vivências práticas na comunidade. Tais atividades configuraram experiências altamente enriquecedoras e espaços privilegiados de formação acadêmica e cidadã para o futuro da atuação profissional em medicina. Ademais, fornecem ferramentas efetivas para a aplicação do que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam para uma formação médica alinhada às necessidades da comunidade e do SUS.Associação Brasileira de Educação Médica2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100072Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v43n1rb20180141info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Júnior,Claudio José dosMisael,Jailton RochaSilva,Maria Rosa daGomes,Valmir de Melopor2019-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022019000100072Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2019-01-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
title Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
spellingShingle Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
Santos Júnior,Claudio José dos
Educação Médica
Integração Ensino-Serviço
Assistência Integral à Saúde
Saúde Pública
title_short Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
title_full Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
title_fullStr Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
title_full_unstemmed Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
title_sort Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem
author Santos Júnior,Claudio José dos
author_facet Santos Júnior,Claudio José dos
Misael,Jailton Rocha
Silva,Maria Rosa da
Gomes,Valmir de Melo
author_role author
author2 Misael,Jailton Rocha
Silva,Maria Rosa da
Gomes,Valmir de Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior,Claudio José dos
Misael,Jailton Rocha
Silva,Maria Rosa da
Gomes,Valmir de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Integração Ensino-Serviço
Assistência Integral à Saúde
Saúde Pública
topic Educação Médica
Integração Ensino-Serviço
Assistência Integral à Saúde
Saúde Pública
description RESUMO A fragmentação curricular e a separação entre as diversas dimensões da formação médica têm sido responsáveis por incitar o debate sobre a necessidade de lançar mão de estratégias que promovam maior proximidade entre o que se ensina nos cursos de graduação em Medicina e o que, de fato, faz parte do dia a dia dos profissionais de saúde em seus campos de trabalho. Dessa forma, diversas são as propostas de atualização do currículo que vêm sendo discutidas no âmbito das escolas médicas e demais setores envolvidos com a formação profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever vivências e contribuições das ações realizadas durante o desenvolvimento de dois eixos disciplinares do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), os quais centram suas propostas em promover a articulação entre ensino, serviço e comunidade, inserindo o discente do primeiro ano do referido curso em cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho do tipo “relato de experiência”, e, para a sua construção, foram empregadas as reflexões dos autores-participantes das disciplinas acerca das ações por eles experimentadas. Utilizando fundamentos advindos da Saúde Coletiva e das ciências humanas e sociais, as experiências pedagógicas e métodos de aprendizagem proporcionados foram capazes de levar os alunos a entenderem, na prática, o funcionamento do SUS e suas dimensões política e administrativa, além de fazerem reflexões acerca dos conceitos de saúde-doença a partir da inserção em vivências práticas na comunidade. Tais atividades configuraram experiências altamente enriquecedoras e espaços privilegiados de formação acadêmica e cidadã para o futuro da atuação profissional em medicina. Ademais, fornecem ferramentas efetivas para a aplicação do que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam para uma formação médica alinhada às necessidades da comunidade e do SUS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100072
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v43n1rb20180141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007306022912