Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salerno,Margareth Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes,Maria Helena Itaqui, Mattiello,Rita, Icaza,Edgar Sarria, Antonello,Ivan Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400644
Resumo: RESUMO Objetivo O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Métodos Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina. Resultados Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total. Conclusão O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.
id ABEM-1_8c48aa51e3cffa3e60036b77d6bb94fe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000400644
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no BrasilValidaçãoConfiabilidadeValidação ConvergenteEducação MédicaCurrículo MédicoAvaliaçãoAvaliação DocenteRESUMO Objetivo O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Métodos Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina. Resultados Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total. Conclusão O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400644Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e01702015info:eu-repo/semantics/openAccessSalerno,Margareth RodriguesLopes,Maria Helena ItaquiMattiello,RitaIcaza,Edgar SarriaAntonello,Ivan Carlospor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400644Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
title Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
spellingShingle Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
Salerno,Margareth Rodrigues
Validação
Confiabilidade
Validação Convergente
Educação Médica
Currículo Médico
Avaliação
Avaliação Docente
title_short Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
title_full Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
title_fullStr Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
title_full_unstemmed Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
title_sort Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil
author Salerno,Margareth Rodrigues
author_facet Salerno,Margareth Rodrigues
Lopes,Maria Helena Itaqui
Mattiello,Rita
Icaza,Edgar Sarria
Antonello,Ivan Carlos
author_role author
author2 Lopes,Maria Helena Itaqui
Mattiello,Rita
Icaza,Edgar Sarria
Antonello,Ivan Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salerno,Margareth Rodrigues
Lopes,Maria Helena Itaqui
Mattiello,Rita
Icaza,Edgar Sarria
Antonello,Ivan Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Validação
Confiabilidade
Validação Convergente
Educação Médica
Currículo Médico
Avaliação
Avaliação Docente
topic Validação
Confiabilidade
Validação Convergente
Educação Médica
Currículo Médico
Avaliação
Avaliação Docente
description RESUMO Objetivo O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Métodos Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina. Resultados Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total. Conclusão O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400644
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n4e01702015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006446190592