Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Francisco Eduardo de
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Ferreira,José Roberto, Feuerwerker,Laura, Sena,Roseni Rosangela da, Campos,João José Batista, Cordeiro,Hésio, Cordoni Jr,Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200053
Resumo: Resumo: A partir da consideração de que o Sistema Único de Saúde, por mandato constitucional, deveria “ordenar” o processo de formação profissional na área da saúde e com base na importância da força de trabalho que ele absorve, os autores exploram as possibilidades de integração do processo de aprendizagem à rede de serviços de saúde. Na busca de reorientar a formação, tratam de estimular uma atuação interdisciplinar multiprofissional por meio da construção de um novo modelo pedagógico que equilibre a excelência técnica e a relevância social, com métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno e desenvolvidos como processo permanente, com base nas relações de parceria da universidade com os serviços de saúde, com a comunidade, com as entidades e outros setores da sociedade civil. Os autores propõem um sistema de incentivos às instituições de ensino superior, visando maior sintonia com o paradigma da integralidade. Para isto, estabelecem um mecanismo de acompanhamento classificatório que congrega os distintos eixos de um processo de mudança da organização de uma instituição de ensino na direção proposta, que incluem: a orientação teórica predominante na instituição, a abordagem pedagógica e os cenários de práticas, cada um deles abrindo-se em três vetores que marcam o grau de avanço nas mudanças em curso. Com isso, conformam uma tipologia em um “perfil radical de avaliação” da tendência a alcançar o paradigma proposto. Não se avalia com este instrumento a qualidade da instituição ou do programa, senão sua posição em relação ao SUS.
id ABEM-1_9149051768491669b814100afe139f77
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000200053
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção BásicaEducação médica - tendênciasSistemas de saúdeIntegração docente-assistencialResumo: A partir da consideração de que o Sistema Único de Saúde, por mandato constitucional, deveria “ordenar” o processo de formação profissional na área da saúde e com base na importância da força de trabalho que ele absorve, os autores exploram as possibilidades de integração do processo de aprendizagem à rede de serviços de saúde. Na busca de reorientar a formação, tratam de estimular uma atuação interdisciplinar multiprofissional por meio da construção de um novo modelo pedagógico que equilibre a excelência técnica e a relevância social, com métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno e desenvolvidos como processo permanente, com base nas relações de parceria da universidade com os serviços de saúde, com a comunidade, com as entidades e outros setores da sociedade civil. Os autores propõem um sistema de incentivos às instituições de ensino superior, visando maior sintonia com o paradigma da integralidade. Para isto, estabelecem um mecanismo de acompanhamento classificatório que congrega os distintos eixos de um processo de mudança da organização de uma instituição de ensino na direção proposta, que incluem: a orientação teórica predominante na instituição, a abordagem pedagógica e os cenários de práticas, cada um deles abrindo-se em três vetores que marcam o grau de avanço nas mudanças em curso. Com isso, conformam uma tipologia em um “perfil radical de avaliação” da tendência a alcançar o paradigma proposto. Não se avalia com este instrumento a qualidade da instituição ou do programa, senão sua posição em relação ao SUS.Associação Brasileira de Educação Médica2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200053Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.2-007info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Francisco Eduardo deFerreira,José RobertoFeuerwerker,LauraSena,Roseni Rosangela daCampos,João José BatistaCordeiro,HésioCordoni Jr,Luíspor2021-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000200053Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
title Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
spellingShingle Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
Campos,Francisco Eduardo de
Educação médica - tendências
Sistemas de saúde
Integração docente-assistencial
title_short Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
title_full Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
title_fullStr Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
title_full_unstemmed Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
title_sort Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica
author Campos,Francisco Eduardo de
author_facet Campos,Francisco Eduardo de
Ferreira,José Roberto
Feuerwerker,Laura
Sena,Roseni Rosangela da
Campos,João José Batista
Cordeiro,Hésio
Cordoni Jr,Luís
author_role author
author2 Ferreira,José Roberto
Feuerwerker,Laura
Sena,Roseni Rosangela da
Campos,João José Batista
Cordeiro,Hésio
Cordoni Jr,Luís
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Francisco Eduardo de
Ferreira,José Roberto
Feuerwerker,Laura
Sena,Roseni Rosangela da
Campos,João José Batista
Cordeiro,Hésio
Cordoni Jr,Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Sistemas de saúde
Integração docente-assistencial
topic Educação médica - tendências
Sistemas de saúde
Integração docente-assistencial
description Resumo: A partir da consideração de que o Sistema Único de Saúde, por mandato constitucional, deveria “ordenar” o processo de formação profissional na área da saúde e com base na importância da força de trabalho que ele absorve, os autores exploram as possibilidades de integração do processo de aprendizagem à rede de serviços de saúde. Na busca de reorientar a formação, tratam de estimular uma atuação interdisciplinar multiprofissional por meio da construção de um novo modelo pedagógico que equilibre a excelência técnica e a relevância social, com métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno e desenvolvidos como processo permanente, com base nas relações de parceria da universidade com os serviços de saúde, com a comunidade, com as entidades e outros setores da sociedade civil. Os autores propõem um sistema de incentivos às instituições de ensino superior, visando maior sintonia com o paradigma da integralidade. Para isto, estabelecem um mecanismo de acompanhamento classificatório que congrega os distintos eixos de um processo de mudança da organização de uma instituição de ensino na direção proposta, que incluem: a orientação teórica predominante na instituição, a abordagem pedagógica e os cenários de práticas, cada um deles abrindo-se em três vetores que marcam o grau de avanço nas mudanças em curso. Com isso, conformam uma tipologia em um “perfil radical de avaliação” da tendência a alcançar o paradigma proposto. Não se avalia com este instrumento a qualidade da instituição ou do programa, senão sua posição em relação ao SUS.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200053
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.2-007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003083407360