Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar,Pedro Henrique Netto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guimarães,Francisco Tavares, Gomes,Andréia Patrícia, Rôças,Giselle, Siqueira-Batista,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015
Resumo: A necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade.
id ABEM-1_9154cc8e458343a01b5fc98c390be222
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000200015
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemasAprendizagem Baseada em ProblemasEducação MédicaMetodologiaA necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCezar,Pedro Henrique NettoGuimarães,Francisco TavaresGomes,Andréia PatríciaRôças,GiselleSiqueira-Batista,Rodrigopor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
title Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
Cezar,Pedro Henrique Netto
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
Metodologia
title_short Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
title_full Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
title_sort Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
author Cezar,Pedro Henrique Netto
author_facet Cezar,Pedro Henrique Netto
Guimarães,Francisco Tavares
Gomes,Andréia Patrícia
Rôças,Giselle
Siqueira-Batista,Rodrigo
author_role author
author2 Guimarães,Francisco Tavares
Gomes,Andréia Patrícia
Rôças,Giselle
Siqueira-Batista,Rodrigo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar,Pedro Henrique Netto
Guimarães,Francisco Tavares
Gomes,Andréia Patrícia
Rôças,Giselle
Siqueira-Batista,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
Metodologia
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
Metodologia
description A necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004510519296