Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015 |
Resumo: | A necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade. |
id |
ABEM-1_9154cc8e458343a01b5fc98c390be222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022010000200015 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemasAprendizagem Baseada em ProblemasEducação MédicaMetodologiaA necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCezar,Pedro Henrique NettoGuimarães,Francisco TavaresGomes,Andréia PatríciaRôças,GiselleSiqueira-Batista,Rodrigopor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
title |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
spellingShingle |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas Cezar,Pedro Henrique Netto Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Médica Metodologia |
title_short |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
title_full |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
title_fullStr |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
title_full_unstemmed |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
title_sort |
Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas |
author |
Cezar,Pedro Henrique Netto |
author_facet |
Cezar,Pedro Henrique Netto Guimarães,Francisco Tavares Gomes,Andréia Patrícia Rôças,Giselle Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães,Francisco Tavares Gomes,Andréia Patrícia Rôças,Giselle Siqueira-Batista,Rodrigo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar,Pedro Henrique Netto Guimarães,Francisco Tavares Gomes,Andréia Patrícia Rôças,Giselle Siqueira-Batista,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Médica Metodologia |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação Médica Metodologia |
description |
A necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004510519296 |