Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beckhause,Patrícia Fernanda
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Almeida,Elzira Maria de, Zeni,Ana Lúcia Bertarello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300161
Resumo: Resumo: Nos últimos 50 anos a grade curricular dos cursos de Medicina tem permanecido fundamentalmente inalterada. A manutenção dessa estrutura curricular, bem como a metodologia de ensino, e apenas uma forma de atingir os objetivos da formação do profissional médico.1 Numa visão simplista, os alunos, motivados por uma ansiedade natural, são envolvidos num ambiente onde as disciplinas do ciclo básico, distanciadas da realidade da prática médica, são uma moratória à espera do amadurecimento do aluno2. Nesse contexto, as disciplinas básicas se desvinculam das do ciclo profissionalizante, de forma a interferir com as motivações dos alunos ingressantes e também dos professores do ciclo básico. Este artigo tem a finalidade de avaliar o grau de importância atribuído por alunos a uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina e o nível de aprendizagem e entendimento, sendo que esta disciplina é oferecida logo após o primeiro semestre de Bioquímica no curso de Medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
id ABEM-1_93b8f79dd58b09e6383ac02c4342da97
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000300161
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de ProblemasEducação MédicaQuestionários-utilizaçãoAprendizagemResumo: Nos últimos 50 anos a grade curricular dos cursos de Medicina tem permanecido fundamentalmente inalterada. A manutenção dessa estrutura curricular, bem como a metodologia de ensino, e apenas uma forma de atingir os objetivos da formação do profissional médico.1 Numa visão simplista, os alunos, motivados por uma ansiedade natural, são envolvidos num ambiente onde as disciplinas do ciclo básico, distanciadas da realidade da prática médica, são uma moratória à espera do amadurecimento do aluno2. Nesse contexto, as disciplinas básicas se desvinculam das do ciclo profissionalizante, de forma a interferir com as motivações dos alunos ingressantes e também dos professores do ciclo básico. Este artigo tem a finalidade de avaliar o grau de importância atribuído por alunos a uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina e o nível de aprendizagem e entendimento, sendo que esta disciplina é oferecida logo após o primeiro semestre de Bioquímica no curso de Medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300161Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-023info:eu-repo/semantics/openAccessBeckhause,Patrícia FernandaAlmeida,Elzira Maria deZeni,Ana Lúcia Bertarellopor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300161Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
title Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
spellingShingle Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
Beckhause,Patrícia Fernanda
Educação Médica
Questionários-utilização
Aprendizagem
title_short Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
title_full Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
title_fullStr Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
title_full_unstemmed Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
title_sort Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas
author Beckhause,Patrícia Fernanda
author_facet Beckhause,Patrícia Fernanda
Almeida,Elzira Maria de
Zeni,Ana Lúcia Bertarello
author_role author
author2 Almeida,Elzira Maria de
Zeni,Ana Lúcia Bertarello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beckhause,Patrícia Fernanda
Almeida,Elzira Maria de
Zeni,Ana Lúcia Bertarello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Questionários-utilização
Aprendizagem
topic Educação Médica
Questionários-utilização
Aprendizagem
description Resumo: Nos últimos 50 anos a grade curricular dos cursos de Medicina tem permanecido fundamentalmente inalterada. A manutenção dessa estrutura curricular, bem como a metodologia de ensino, e apenas uma forma de atingir os objetivos da formação do profissional médico.1 Numa visão simplista, os alunos, motivados por uma ansiedade natural, são envolvidos num ambiente onde as disciplinas do ciclo básico, distanciadas da realidade da prática médica, são uma moratória à espera do amadurecimento do aluno2. Nesse contexto, as disciplinas básicas se desvinculam das do ciclo profissionalizante, de forma a interferir com as motivações dos alunos ingressantes e também dos professores do ciclo básico. Este artigo tem a finalidade de avaliar o grau de importância atribuído por alunos a uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina e o nível de aprendizagem e entendimento, sendo que esta disciplina é oferecida logo após o primeiro semestre de Bioquímica no curso de Medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300161
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.3-023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003476623360