Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400765 |
Resumo: | RESUMO Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada. |
id |
ABEM-1_998bf4b151511d1a3f13cde072497f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022016000400765 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da SaúdeEnsinoSaúde da FamíliaPesquisa InterdisciplinarEducação MédicaRESUMO Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400765Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e00422015info:eu-repo/semantics/openAccessKovaleski,Douglas FranciscoZampieri,Maria de FátimaZuco,Luciana PatríciaNitschke,Rosane Gonçalvespor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400765Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
title |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
spellingShingle |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde Kovaleski,Douglas Francisco Ensino Saúde da Família Pesquisa Interdisciplinar Educação Médica |
title_short |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
title_full |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
title_fullStr |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
title_full_unstemmed |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
title_sort |
Trajetória do Pró-PET – Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde |
author |
Kovaleski,Douglas Francisco |
author_facet |
Kovaleski,Douglas Francisco Zampieri,Maria de Fátima Zuco,Luciana Patrícia Nitschke,Rosane Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Zampieri,Maria de Fátima Zuco,Luciana Patrícia Nitschke,Rosane Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kovaleski,Douglas Francisco Zampieri,Maria de Fátima Zuco,Luciana Patrícia Nitschke,Rosane Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Saúde da Família Pesquisa Interdisciplinar Educação Médica |
topic |
Ensino Saúde da Família Pesquisa Interdisciplinar Educação Médica |
description |
RESUMO Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400765 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v40n4e00422015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006469259264 |