Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimondi,Gustavo Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tourinho,Francis Solange Vieira, Souza,Fernando Gontijo Resende, Pereira,Douglas Vinícius Reis, Oliveira,Denize Ornelas Pereira Salvador de, Rosa,Luciana Martins
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500801
Resumo: Resumo: Introdução: Os movimentos sociais, organizados em torno da reforma sanitária, contribuíram para a institucionalização do processo de formação em saúde no país que deve estar em consonância com as reais necessidades de saúde da população e, dessa forma, promover a inclusão e equidade na perspectiva da social accountability. Isso se torna ainda mais importante no contexto da pandemia da Covid-19, já que se vivencia uma nova prioridade de saúde. Entretanto, o que se tem observado ao longo da pandemia da Covid-19 é um despreparo profissional para um cuidado integral em saúde que considere as pessoas e comunidades historicamente invisibilizadas. Objetivo: Analisar criticamente as questões das diversidades em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DCN). Desenvolvimento: Por meio de três blocos temáticos - “Análise comparativa das DCN de 2001 e 2014 na perspectiva da diversidade”,“Como podemos problematizar as questões da diversidade a partir das DCN de 2014?” “As DCN de 2014 e o que precisamos tornar mais evidente na busca pela diversidade no ensino médico” -, aprofundou-se o debate crítico e reflexivo sobre a educação médica a partir da perspectiva de diversidade. Constatou-se a necessidade de uma articulação formativa e assistencial com as demais políticas públicas em saúde, principalmente aquelas relacionadas a populações marginalizadas. Conclusão: A pandemia da Covid-19 mostra-se como uma oportunidade de a mídia e a sociedade como um todo olharem para as desigualdades sociais em saúde, considerarem a relevância do SUS e enfatizarem os múltiplos apontamentos contemporâneos que evidenciam que os projetos pedagógicos e os componentes curriculares dos cursos de Medicina precisam ser atualizados e se comprometer com a construção de uma proposta de ensino e cuidado em saúde que valorize a diversidade e diminuição das iniquidades em saúde.
id ABEM-1_99d9e7ba399c7cebe7cda4e10e23d793
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022020000500801
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19Diversidade CulturalEducação MédicaCovid-19Promoção da SaúdeVulnerabilidade em SaúdeResumo: Introdução: Os movimentos sociais, organizados em torno da reforma sanitária, contribuíram para a institucionalização do processo de formação em saúde no país que deve estar em consonância com as reais necessidades de saúde da população e, dessa forma, promover a inclusão e equidade na perspectiva da social accountability. Isso se torna ainda mais importante no contexto da pandemia da Covid-19, já que se vivencia uma nova prioridade de saúde. Entretanto, o que se tem observado ao longo da pandemia da Covid-19 é um despreparo profissional para um cuidado integral em saúde que considere as pessoas e comunidades historicamente invisibilizadas. Objetivo: Analisar criticamente as questões das diversidades em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DCN). Desenvolvimento: Por meio de três blocos temáticos - “Análise comparativa das DCN de 2001 e 2014 na perspectiva da diversidade”,“Como podemos problematizar as questões da diversidade a partir das DCN de 2014?” “As DCN de 2014 e o que precisamos tornar mais evidente na busca pela diversidade no ensino médico” -, aprofundou-se o debate crítico e reflexivo sobre a educação médica a partir da perspectiva de diversidade. Constatou-se a necessidade de uma articulação formativa e assistencial com as demais políticas públicas em saúde, principalmente aquelas relacionadas a populações marginalizadas. Conclusão: A pandemia da Covid-19 mostra-se como uma oportunidade de a mídia e a sociedade como um todo olharem para as desigualdades sociais em saúde, considerarem a relevância do SUS e enfatizarem os múltiplos apontamentos contemporâneos que evidenciam que os projetos pedagógicos e os componentes curriculares dos cursos de Medicina precisam ser atualizados e se comprometer com a construção de uma proposta de ensino e cuidado em saúde que valorize a diversidade e diminuição das iniquidades em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500801Revista Brasileira de Educação Médica v.44 suppl.1 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361info:eu-repo/semantics/openAccessRaimondi,Gustavo AntonioTourinho,Francis Solange VieiraSouza,Fernando Gontijo ResendePereira,Douglas Vinícius ReisOliveira,Denize Ornelas Pereira Salvador deRosa,Luciana Martinspor2020-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000500801Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
title Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
spellingShingle Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
Raimondi,Gustavo Antonio
Diversidade Cultural
Educação Médica
Covid-19
Promoção da Saúde
Vulnerabilidade em Saúde
title_short Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
title_full Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
title_fullStr Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
title_sort Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19
author Raimondi,Gustavo Antonio
author_facet Raimondi,Gustavo Antonio
Tourinho,Francis Solange Vieira
Souza,Fernando Gontijo Resende
Pereira,Douglas Vinícius Reis
Oliveira,Denize Ornelas Pereira Salvador de
Rosa,Luciana Martins
author_role author
author2 Tourinho,Francis Solange Vieira
Souza,Fernando Gontijo Resende
Pereira,Douglas Vinícius Reis
Oliveira,Denize Ornelas Pereira Salvador de
Rosa,Luciana Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimondi,Gustavo Antonio
Tourinho,Francis Solange Vieira
Souza,Fernando Gontijo Resende
Pereira,Douglas Vinícius Reis
Oliveira,Denize Ornelas Pereira Salvador de
Rosa,Luciana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Cultural
Educação Médica
Covid-19
Promoção da Saúde
Vulnerabilidade em Saúde
topic Diversidade Cultural
Educação Médica
Covid-19
Promoção da Saúde
Vulnerabilidade em Saúde
description Resumo: Introdução: Os movimentos sociais, organizados em torno da reforma sanitária, contribuíram para a institucionalização do processo de formação em saúde no país que deve estar em consonância com as reais necessidades de saúde da população e, dessa forma, promover a inclusão e equidade na perspectiva da social accountability. Isso se torna ainda mais importante no contexto da pandemia da Covid-19, já que se vivencia uma nova prioridade de saúde. Entretanto, o que se tem observado ao longo da pandemia da Covid-19 é um despreparo profissional para um cuidado integral em saúde que considere as pessoas e comunidades historicamente invisibilizadas. Objetivo: Analisar criticamente as questões das diversidades em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DCN). Desenvolvimento: Por meio de três blocos temáticos - “Análise comparativa das DCN de 2001 e 2014 na perspectiva da diversidade”,“Como podemos problematizar as questões da diversidade a partir das DCN de 2014?” “As DCN de 2014 e o que precisamos tornar mais evidente na busca pela diversidade no ensino médico” -, aprofundou-se o debate crítico e reflexivo sobre a educação médica a partir da perspectiva de diversidade. Constatou-se a necessidade de uma articulação formativa e assistencial com as demais políticas públicas em saúde, principalmente aquelas relacionadas a populações marginalizadas. Conclusão: A pandemia da Covid-19 mostra-se como uma oportunidade de a mídia e a sociedade como um todo olharem para as desigualdades sociais em saúde, considerarem a relevância do SUS e enfatizarem os múltiplos apontamentos contemporâneos que evidenciam que os projetos pedagógicos e os componentes curriculares dos cursos de Medicina precisam ser atualizados e se comprometer com a construção de uma proposta de ensino e cuidado em saúde que valorize a diversidade e diminuição das iniquidades em saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500801
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.44 suppl.1 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008315801600