AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Maurício Gomes
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Tauil,Pedro Luiz, Godoi,Alcinda Maria M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023
Resumo: Sumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito.
id ABEM-1_9b4457aed7614fdb2c4d88aadc6c2ea5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021993000100023
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITOSumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito.Associação Brasileira de Educação Médica1993-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023Revista Brasileira de Educação Médica v.17 n.1 1993reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v17.1-003info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Maurício GomesTauil,Pedro LuizGodoi,Alcinda Maria M.por2021-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021993000100023Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
title AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
spellingShingle AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
Pereira,Maurício Gomes
title_short AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
title_full AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
title_fullStr AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
title_sort AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
author Pereira,Maurício Gomes
author_facet Pereira,Maurício Gomes
Tauil,Pedro Luiz
Godoi,Alcinda Maria M.
author_role author
author2 Tauil,Pedro Luiz
Godoi,Alcinda Maria M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Maurício Gomes
Tauil,Pedro Luiz
Godoi,Alcinda Maria M.
description Sumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v17.1-003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.17 n.1 1993
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002509836288