AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023 |
Resumo: | Sumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito. |
id |
ABEM-1_9b4457aed7614fdb2c4d88aadc6c2ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021993000100023 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITOSumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito.Associação Brasileira de Educação Médica1993-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023Revista Brasileira de Educação Médica v.17 n.1 1993reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v17.1-003info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Maurício GomesTauil,Pedro LuizGodoi,Alcinda Maria M.por2021-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021993000100023Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
title |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO Pereira,Maurício Gomes |
title_short |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
title_full |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO |
author |
Pereira,Maurício Gomes |
author_facet |
Pereira,Maurício Gomes Tauil,Pedro Luiz Godoi,Alcinda Maria M. |
author_role |
author |
author2 |
Tauil,Pedro Luiz Godoi,Alcinda Maria M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Maurício Gomes Tauil,Pedro Luiz Godoi,Alcinda Maria M. |
description |
Sumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021993000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v17.1-003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.17 n.1 1993 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002509836288 |