Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salbego,Cléton
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira,Elaine Maria Dias de, Silva,Márcia de Almeida Rosso da, Bugança,Paula Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100023
Resumo: Esta pesquisa investiga as percepções de acadêmicos sobre o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana oferecida nos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem de uma universidade da Região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, realizada com dez acadêmicos de cada um dos cursos envolvidos, regularmente matriculados na disciplina e frequentando o Laboratório de Anatomia Humana. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados à luz da análise de conteúdo. Emergiram percepções acerca do processo de ensino e aprendizagem da disciplina e da sua relevância para a formação profissional. Conclui-se que as percepções dos acadêmicos apontam obstáculos enfrentados para uma aprendizagem efetiva. As dificuldades despertam nos estudantes sentimentos de impotência e desânimo. Nesse contexto, surge um grande desafio: propor estudos que considerem a opinião dos acadêmicos, promovendo espaços de troca e construção coletiva do processo de formação.
id ABEM-1_9eb9fbd815e9a2956e2c29148e854273
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100023
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia HumanaPercepçãoAnatomiaEnsino SuperiorEducação MédicaAprendizagemEsta pesquisa investiga as percepções de acadêmicos sobre o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana oferecida nos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem de uma universidade da Região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, realizada com dez acadêmicos de cada um dos cursos envolvidos, regularmente matriculados na disciplina e frequentando o Laboratório de Anatomia Humana. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados à luz da análise de conteúdo. Emergiram percepções acerca do processo de ensino e aprendizagem da disciplina e da sua relevância para a formação profissional. Conclui-se que as percepções dos acadêmicos apontam obstáculos enfrentados para uma aprendizagem efetiva. As dificuldades despertam nos estudantes sentimentos de impotência e desânimo. Nesse contexto, surge um grande desafio: propor estudos que considerem a opinião dos acadêmicos, promovendo espaços de troca e construção coletiva do processo de formação.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100023Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e00732014info:eu-repo/semantics/openAccessSalbego,ClétonOliveira,Elaine Maria Dias deSilva,Márcia de Almeida Rosso daBugança,Paula Renatapor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100023Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
title Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
spellingShingle Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
Salbego,Cléton
Percepção
Anatomia
Ensino Superior
Educação Médica
Aprendizagem
title_short Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
title_full Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
title_fullStr Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
title_full_unstemmed Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
title_sort Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana
author Salbego,Cléton
author_facet Salbego,Cléton
Oliveira,Elaine Maria Dias de
Silva,Márcia de Almeida Rosso da
Bugança,Paula Renata
author_role author
author2 Oliveira,Elaine Maria Dias de
Silva,Márcia de Almeida Rosso da
Bugança,Paula Renata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salbego,Cléton
Oliveira,Elaine Maria Dias de
Silva,Márcia de Almeida Rosso da
Bugança,Paula Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Anatomia
Ensino Superior
Educação Médica
Aprendizagem
topic Percepção
Anatomia
Ensino Superior
Educação Médica
Aprendizagem
description Esta pesquisa investiga as percepções de acadêmicos sobre o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana oferecida nos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem de uma universidade da Região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, realizada com dez acadêmicos de cada um dos cursos envolvidos, regularmente matriculados na disciplina e frequentando o Laboratório de Anatomia Humana. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados à luz da análise de conteúdo. Emergiram percepções acerca do processo de ensino e aprendizagem da disciplina e da sua relevância para a formação profissional. Conclui-se que as percepções dos acadêmicos apontam obstáculos enfrentados para uma aprendizagem efetiva. As dificuldades despertam nos estudantes sentimentos de impotência e desânimo. Nesse contexto, surge um grande desafio: propor estudos que considerem a opinião dos acadêmicos, promovendo espaços de troca e construção coletiva do processo de formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e00732014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005769859072