Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Yasmin Sendrete de Carvalho Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giuliano,Erika Cristina Napolitano, Dias Júnior,Sérgio Alves, Silva,Marcela Souza da, Terra,Fábio de Souza, Ribeiro,Patrícia Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400216
Resumo: Resumo: Introdução: As taxas de cesáreas no mundo todo têm apresentado valores acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, especialmente no Brasil, e, com isso, trata-se de um problema de saúde pública. As principais causas para esse cenário se encontram na orientação e no suporte fornecidos pelo profissional de saúde, principalmente pelo médico. Assim, a formação do discente de Medicina pode impactar o seu perfil como profissional. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil e o conhecimento de acadêmicos do curso de Medicina de uma universidade pública acerca das vias de parto. Método: Trata-se de um estudo quantitativo de natureza descritiva e de corte transversal que se desenvolveu em uma universidade pública do sul de Minas Gerais com 165 acadêmicos do curso de Medicina, do quarto, sexto, oitavo e décimo períodos. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo 57 questões, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram tabulados e avaliados por meio de frequência e também expressos em porcentagem. Resultados: Constatou-se que 89,09% dos estudantes acertaram a indicação de via de parto no caso de gestantes de baixo risco sem intercorrências, já para a via de parto de gestantes diabéticas e com pré-eclâmpsia, apenas 25,45% e 18,18%, respectivamente, acertaram. Verificou-se também que 75,15% dos estudantes consideram que o uso de mais tecnologia durante o parto o torna mais benéfico para a mãe e o bebê, e 77,58% dos participantes não indicariam a cesariana por causa das comodidades. Conclusões: Pode-se concluir que existem discrepâncias quanto às respostas obtidas pelos participantes do estudo. É importante que novas pesquisas sejam feitas para avaliar as fragilidades na matriz curricular visando formar profissionais médicos que possam contribuir para a mudança do cenário obstétrico do país.
id ABEM-1_9f5a4b5009d4423abbae6ce1ce38215c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022020000400216
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de PartoCesarianaParto NormalSaúde da MulherEstudantes de MedicinaResumo: Introdução: As taxas de cesáreas no mundo todo têm apresentado valores acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, especialmente no Brasil, e, com isso, trata-se de um problema de saúde pública. As principais causas para esse cenário se encontram na orientação e no suporte fornecidos pelo profissional de saúde, principalmente pelo médico. Assim, a formação do discente de Medicina pode impactar o seu perfil como profissional. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil e o conhecimento de acadêmicos do curso de Medicina de uma universidade pública acerca das vias de parto. Método: Trata-se de um estudo quantitativo de natureza descritiva e de corte transversal que se desenvolveu em uma universidade pública do sul de Minas Gerais com 165 acadêmicos do curso de Medicina, do quarto, sexto, oitavo e décimo períodos. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo 57 questões, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram tabulados e avaliados por meio de frequência e também expressos em porcentagem. Resultados: Constatou-se que 89,09% dos estudantes acertaram a indicação de via de parto no caso de gestantes de baixo risco sem intercorrências, já para a via de parto de gestantes diabéticas e com pré-eclâmpsia, apenas 25,45% e 18,18%, respectivamente, acertaram. Verificou-se também que 75,15% dos estudantes consideram que o uso de mais tecnologia durante o parto o torna mais benéfico para a mãe e o bebê, e 77,58% dos participantes não indicariam a cesariana por causa das comodidades. Conclusões: Pode-se concluir que existem discrepâncias quanto às respostas obtidas pelos participantes do estudo. É importante que novas pesquisas sejam feitas para avaliar as fragilidades na matriz curricular visando formar profissionais médicos que possam contribuir para a mudança do cenário obstétrico do país.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400216Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.4-20200223info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Yasmin Sendrete de Carvalho OliveiraGiuliano,Erika Cristina NapolitanoDias Júnior,Sérgio AlvesSilva,Marcela Souza daTerra,Fábio de SouzaRibeiro,Patrícia Mônicapor2020-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000400216Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
title Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
spellingShingle Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
Leite,Yasmin Sendrete de Carvalho Oliveira
Cesariana
Parto Normal
Saúde da Mulher
Estudantes de Medicina
title_short Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
title_full Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
title_fullStr Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
title_full_unstemmed Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
title_sort Conhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto
author Leite,Yasmin Sendrete de Carvalho Oliveira
author_facet Leite,Yasmin Sendrete de Carvalho Oliveira
Giuliano,Erika Cristina Napolitano
Dias Júnior,Sérgio Alves
Silva,Marcela Souza da
Terra,Fábio de Souza
Ribeiro,Patrícia Mônica
author_role author
author2 Giuliano,Erika Cristina Napolitano
Dias Júnior,Sérgio Alves
Silva,Marcela Souza da
Terra,Fábio de Souza
Ribeiro,Patrícia Mônica
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Yasmin Sendrete de Carvalho Oliveira
Giuliano,Erika Cristina Napolitano
Dias Júnior,Sérgio Alves
Silva,Marcela Souza da
Terra,Fábio de Souza
Ribeiro,Patrícia Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Cesariana
Parto Normal
Saúde da Mulher
Estudantes de Medicina
topic Cesariana
Parto Normal
Saúde da Mulher
Estudantes de Medicina
description Resumo: Introdução: As taxas de cesáreas no mundo todo têm apresentado valores acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, especialmente no Brasil, e, com isso, trata-se de um problema de saúde pública. As principais causas para esse cenário se encontram na orientação e no suporte fornecidos pelo profissional de saúde, principalmente pelo médico. Assim, a formação do discente de Medicina pode impactar o seu perfil como profissional. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil e o conhecimento de acadêmicos do curso de Medicina de uma universidade pública acerca das vias de parto. Método: Trata-se de um estudo quantitativo de natureza descritiva e de corte transversal que se desenvolveu em uma universidade pública do sul de Minas Gerais com 165 acadêmicos do curso de Medicina, do quarto, sexto, oitavo e décimo períodos. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo 57 questões, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram tabulados e avaliados por meio de frequência e também expressos em porcentagem. Resultados: Constatou-se que 89,09% dos estudantes acertaram a indicação de via de parto no caso de gestantes de baixo risco sem intercorrências, já para a via de parto de gestantes diabéticas e com pré-eclâmpsia, apenas 25,45% e 18,18%, respectivamente, acertaram. Verificou-se também que 75,15% dos estudantes consideram que o uso de mais tecnologia durante o parto o torna mais benéfico para a mãe e o bebê, e 77,58% dos participantes não indicariam a cesariana por causa das comodidades. Conclusões: Pode-se concluir que existem discrepâncias quanto às respostas obtidas pelos participantes do estudo. É importante que novas pesquisas sejam feitas para avaliar as fragilidades na matriz curricular visando formar profissionais médicos que possam contribuir para a mudança do cenário obstétrico do país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v44.4-20200223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008249741312