Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária. |
id |
ABEM-1_a16a8e49c326e6b4458c6616e711bb83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021997000100047 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova ExperiênciaEnsino em Semiologia MédicaMonitoria em Semiologia MédicaAvaliação de Ensino MédicoMetodologia de Ensino MédicoResumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária.Associação Brasileira de Educação Médica1997-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047Revista Brasileira de Educação Médica v.21 n.1 1997reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v21.1-008info:eu-repo/semantics/openAccessCâmara,S.S.P.Akaishi,P.M.S.Cabreira,M.A.S.Camargo,M.C.B.A.por2020-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021997000100047Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-11-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
title |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
spellingShingle |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência Câmara,S.S.P. Ensino em Semiologia Médica Monitoria em Semiologia Médica Avaliação de Ensino Médico Metodologia de Ensino Médico |
title_short |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
title_full |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
title_fullStr |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
title_full_unstemmed |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
title_sort |
Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência |
author |
Câmara,S.S.P. |
author_facet |
Câmara,S.S.P. Akaishi,P.M.S. Cabreira,M.A.S. Camargo,M.C.B.A. |
author_role |
author |
author2 |
Akaishi,P.M.S. Cabreira,M.A.S. Camargo,M.C.B.A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara,S.S.P. Akaishi,P.M.S. Cabreira,M.A.S. Camargo,M.C.B.A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Semiologia Médica Monitoria em Semiologia Médica Avaliação de Ensino Médico Metodologia de Ensino Médico |
topic |
Ensino em Semiologia Médica Monitoria em Semiologia Médica Avaliação de Ensino Médico Metodologia de Ensino Médico |
description |
Resumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v21.1-008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.21 n.1 1997 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002783514624 |