Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara,S.S.P.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Akaishi,P.M.S., Cabreira,M.A.S., Camargo,M.C.B.A.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047
Resumo: Resumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária.
id ABEM-1_a16a8e49c326e6b4458c6616e711bb83
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021997000100047
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova ExperiênciaEnsino em Semiologia MédicaMonitoria em Semiologia MédicaAvaliação de Ensino MédicoMetodologia de Ensino MédicoResumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária.Associação Brasileira de Educação Médica1997-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047Revista Brasileira de Educação Médica v.21 n.1 1997reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v21.1-008info:eu-repo/semantics/openAccessCâmara,S.S.P.Akaishi,P.M.S.Cabreira,M.A.S.Camargo,M.C.B.A.por2020-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021997000100047Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-11-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
title Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
spellingShingle Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
Câmara,S.S.P.
Ensino em Semiologia Médica
Monitoria em Semiologia Médica
Avaliação de Ensino Médico
Metodologia de Ensino Médico
title_short Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
title_full Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
title_fullStr Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
title_full_unstemmed Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
title_sort Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência
author Câmara,S.S.P.
author_facet Câmara,S.S.P.
Akaishi,P.M.S.
Cabreira,M.A.S.
Camargo,M.C.B.A.
author_role author
author2 Akaishi,P.M.S.
Cabreira,M.A.S.
Camargo,M.C.B.A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara,S.S.P.
Akaishi,P.M.S.
Cabreira,M.A.S.
Camargo,M.C.B.A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Semiologia Médica
Monitoria em Semiologia Médica
Avaliação de Ensino Médico
Metodologia de Ensino Médico
topic Ensino em Semiologia Médica
Monitoria em Semiologia Médica
Avaliação de Ensino Médico
Metodologia de Ensino Médico
description Resumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021997000100047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v21.1-008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.21 n.1 1997
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002783514624